SCPC orienta sobre a importância de conferir documentos para evitar fraudes e prejuízos

Data da Publicação: 16/09/2009 - 21:00

O terceiro trimestre do ano começa em outubro, e o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Acisp se antecipa para alertar os associados sobre a importância de solicitar documentos no ato da venda.

Este é um dos períodos de maior movimentação no comércio, com a comemoração do Dia das Crianças, seguido pela correria dos consumidores para as festas de fim de ano. Por isso tudo, esta também é uma época de muitas tentativas de golpes no mercado, como, por exemplo, utilização de cheque clonado.

O SCPC orienta que é necessário sempre pedir ao consumidor seus documentos originais, de preferência com foto, e conferir se os dados são equivalentes aos dos cartões de crédito e cheques, mesmo que a compra seja à vista.

É importante que o responsável pelo caixa ou crediário leia os documentos entregues pelo cliente, verificando se os mesmos não foram adulterados, se a foto é realmente da pessoa e, inclusive, conferir a data do aniversário e comparar fisicamente se o consumidor aparenta ter aquela idade.

Manter um cadastro completo, atualizado e com assinatura do cliente, além de solicitar o comprovante de residência são atitudes prudentes que as empresas têm para minimizar riscos de prejuízos financeiros.

A exigência de informações mínimas de comprovação é dever do fornecedor, não só para proteger seu negócio, mas também para colaborar com a redução de golpes.

Ao consumidor é bom deixar claro que isso é para a sua própria segurança, evitando que estelionatários façam uso de seus documentos, cheques ou cartões.

Outra atitude imprescindível é efetuar consultas a cada transação comercial, a fim de obter informações sobre restrições e alertas contra fraudes, independente do consumidor ser cliente há muitos anos, pois ele pode ser inadimplente em outras empresas.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entrar em contato com o SCPC da Acisp, pelo telefone: 3481-1704.