ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

História da ACISP

No dia 22 de agosto de 1977 um grupo de idealistas formado por comerciantes, industriais, profissionais liberais, vereadores, representantes do comércio, com o apoio do prefeito da época, Walmy Modesto, reuniu-se nas dependências da Escola de 2º Grau São Vicente de Paulo, onde na época existia uma Escola Técnica de Comércio. O grupo trocou ideias, elaborou planos, definiu metas, e fundou a ACISP: Associação Comercial e Industrial de São Pedro, entidade de classe que viesse a contribuir para o bem do comércio e da comunidade são-pedrense.

Com a vontade de seus criadores, e muita dedicação, a ACISP começou a dar seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento dos setores comercial e industrial da cidade. Seu primeiro presidente foi José Benedito Pinto (1977-1978), seguido por José Gomes Verrengia (1978 a 1981).

Foi na gestão de Oswaldo Benedito Latanzze (1982 – 1983) que a entidade recebeu um importante apoio, do novamente prefeito Walmy Modesto, e que se tornou um dos marcos na história da ACISP: a formalização da doação de um terreno da prefeitura para a construção de sua sede própria. Até aquela data a Associação funcionava em locais cedidos por colaboradores ou alugados.

A obra foi iniciada e teve o lançamento da pedra fundamental durante a gestão de Eduardo de Barros Castelar (1984 – 1985), pai do atual presidente. A construção seguiu durante a gestão da única mulher a presidir a ACISP, Clarice Zezza Matarazzo (1986 – 1987) e foi finalizada em 1988, sendo inaugurada no dia 29 de outubro, durante a gestão de Alvair Fernandes da Fonte (1988 a 1993), sendo que nos anos seguintes (1994 a 1995), Clarice voltou a presidir a Associação.

Durante o período de 1996 a 1997 a entidade foi presidida por Sebastião Aurélio de Losso, que, acompanhando a evolução do mundo globalizado, iniciou um processo de informatização dos dados cadastrais, passando-os do fichário em papel a um único computador que a Associação possuía.

Com o crescimento do número de associados, o processo de informatização foi aperfeiçoado durante a gestão de Marcelo Eduardo Bueno (1998 – 1999), que conseguiu informatizar as consultas ao crédito, que passaram a ocorrer em âmbito nacional.

Para atender aos anseios dos associados, a sede da ACISP passou por reformas e melhorias, como a construção de um espaço cultural e de eventos, obra finalizada em agosto de 2003, durante a gestão de Artur David Pedro Moreira, que presidiu a Associação de 2000 a 2006.

Então, a ACISP passou a ser presidida por Flávio Eduardo Vieira de Barros Castellari, que assumiu a presidência em 2006, permanecendo até 2011.

Nos anos de 2012 e 2013, o empresário do ramo de óticas, Vagner Firmino Ribeiro, foi quem presidiu a ACISP.

No biênio 2016-2017, após novo pleito, Flávio Castellari retornou como presidente da ACISP.

O empresário são-pedrense Benedito Ernesto Braganholo, após eleição no final de 2017, assumiu o biênio 2018 – 2019, e, em nova eleição continuou a frente da ACISP para o biênio 2020-2021.

Atualmente, o presidente da ACISP é Flávio Castellari, responsável pelo biênio 2022-2023 na Associação Comercial e Industrial de São Pedro.

Passados 44 anos de sua fundação, e após muitas batalhas, a ACISP hoje agrega em seu quadro associativo mais de mil sócios. Sua sede foi reformada e ampliada, assim como o salão de eventos, transformando-se em uma obra moderna, visando atender às necessidades de seus associados, seguindo as leis atuais de acessibilidade, (obra finalizada e entregue em maio de 2018).

Presta um atendimento de qualidade no que diz respeito às consultas ao consumidor, e principalmente de proteção ao crédito dos comerciantes e lojistas que agrega, realiza campanhas promocionais, eventos culturais, mantém parcerias e convênios nas áreas médicas, psicológicas, odontológicas, culturais, educacionais e profissionalizantes, garantindo os melhores serviços e vantagens aos associados, comerciantes e consumidores de São Pedro e região.