Região de Piracicaba volta para a fase laranja e pode reabrir comércio
Data da Publicação: 13/07/2020 - 11:20
Medidas anunciadas na sexta-feira, dia 10, têm validade a partir desta segunda
O governo do Estado de São Paulo anunciou na sexta-feira, dia 10, nova classificação no Plano São Paulo de retomada gradual da economia para a região de Piracicaba, que passa a ser laranja. Com a decisão, 26 cidades do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba, entre as quais São Pedro, podem reabrir o comércio e alguns setores de serviços não essenciais, com restrições, a partir desta segunda-feira (13).
A reclassificação permite o funcionamento de áreas comerciais como atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings. Indústria e construção civil continuam com autorização para funcionar. Permanecem fechados espaços públicos, bares, restaurantes e similares; salão de beleza, academias, teatro e cinema. Também continuam vetados eventos com aglomerações, incluindo os esportivos. Com relação à educação, a retomada de aulas presenciais deve acontecer a partir de setembro de maneira gradual.
A medida tem validade até pelo menos sexta-feira, dia 17, data prevista para o governo do Estado anunciar novas avaliações das regiões.
É a segunda vez que a região recebe a classificação laranja. A primeira foi no dia 29 de maio. Um mês depois, voltou à fase vermelha, mais restrita. A mudança ocorreu porque no período, o DRS de Piracicaba registrou a maior variação de óbitos. A conta compara o número de mortes pela Covid-19 nos últimos sete dias em relação aos sete dias anteriores.
Para a classificação também são considerados critérios como taxa de ocupação de UTIs, total de leitos a cada 100 mil habitantes e casos e internações por Covid-19.
O Plano São Paulo tem cinco fases: vermelha, de alerta máximo e funcionamento permitido somente aos serviços essenciais; laranja, de controle, com possibilidade de aberturas com restrições; amarela, de abertura de um número maior de setores; verde, de abertura de um número maior de setores em relação à fase amarela e azul, chamada de "normal controlado" , com todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
CERTIFICADOS VOLTAM A VALER – Com a volta para a fase laranja os certificados de estabelecimento responsável já emitidos em São Pedro e que foram suspensos por conta do retorno à fase vermelha, voltam a ter validade a partir de segunda-feira. Aqueles estabelecimentos que ainda não emitiram o certificado, devem acessar o site da Prefeitura de São Pedro (saopedro.sp.gov.br) para a emissão do documento no ícone “Solicitação de certificado de estabelecimento responsável”.
Texto: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de São Pedro