Programa ‘Comércio Varejista’ é lançado em São Pedro

Data da Publicação: 29/04/2009 - 21:00
Empresários de São Pedro estiveram reunidos na última quarta-feira, 28, na Acisp, para o lançamento do Programa Comércio Varejista do Sebrae. Totalmente gratuito, o projeto tem como proposta a melhoria dos pontos-de-venda para que os comerciantes possam atrair a clientela, melhorar as vendas e superar momentos de crise.

O Programa é fruto do convênio firmado entre o Sebrae-SP, Senac e entidades representativas do comércio e será aplicado em sete municípios da região de Piracicaba. Em São Pedro a iniciativa conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de São Pedro e apoio do Sindicato do Comércio, Fecomércio e Prefeitura Municipal.

No lançamento, que contou com a presença de todos os parceiros envolvidos, mais de 30 empresários assinaram o termo de adesão do programa, depois de assistirem a uma palestra sobre as tendências de marketing no varejo, e conhecerem o conteúdo do programa, que terá em sua primeira etapa a visita de consultores aos pontos de venda, onde serão identificadas as necessidades e dificuldades na rotina da empresa.

O programa é uma alternativa ao comércio que vem sentindo a competitividade do mercado com a diversidade de produtos e concorrentes, como vendedores porta a porta, catálogos e internet, conforme destacou a analista do Sebrae, Sueli Regina Chiaranda. “A metodologia deste programa foi testada e aprovada, sendo dirigida ao empresário com a finalidade de desenvolver a capacidade de gestão no setor varejista, atuando prioritariamente sobre os aspectos de maior impacto nos resultados das empresas”, explicou.

Para a empresária Cacilda Ramalho da Cunha, que aderiu ao programa, esta é uma oportunidade de aumentar a lucratividade. “Vou participar porque quero melhorar minhas vendas, e o comércio mudou muito, precisamos acompanhar”, disse.

A atualização de conceitos motivou também a proprietária da loja de utensílios domésticos, Marta Sanches Bragagnolo, a participar. “Já fiz muitas mudanças em minha loja a partir de dicas de cursos do Sebrae, e aderi também a este programa porque creio que as mudanças são positivas”, afirmou.

O programa é aberto a todas as micro e pequenas empresas formais do comércio varejista, independentemente do setor em que atuam. “Acredito que tudo o que diz respeito a melhorar o comércio e aumentar as vendas é válido, além disso, o Sebrae, a Acisp, e todos os parceiros envolvidos tem um peso muito grande, o que nos incentiva a participar”, declarou a empresária do ramo de floricultura, Elizabete Hilário de Paiva Mena.

Os empresários do comércio varejista que desejam participar do programa tem até a quinta-feira, dia 07 de maio, para assinar o termo de adesão, disponível na Acisp.

Após as visitas dos consultores, cada empresa participante receberá um diagnóstico onde serão avaliados 20 itens, incluindo vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos. O resultado do levantamento será apresentado aos empresários e possibilitará definir as ações para melhorar os negócios.