Profissionais participam de curso de cerimonial e recebem certificados
Profissionais que atuam na organização de eventos públicos e privados de São Pedro, Piracicaba e Santa Maria da Serra concluíram, na última quinta-feira, 13, o curso “Cerimonial e Protocolo de Eventos”, promovido pela Acisp e ministrado pelo Mestre de Cerimônias e Relações Públicas, professor Sérgio Giocondo.
Com o objetivo de disseminar as técnicas e os conceitos que envolvem a organização de eventos, bem como as normas dos cerimoniais públicos e privados, empresariais e sociais, o curso abordou definições, conceitos, classificação e tipologia dos eventos, composição de mesas diretoras, a utilização correta do Hino e da Bandeira Nacional, formas de tratamentos, convites, nominatas, cronograma, ordem de pronunciamentos, perfil dos profissionais de eventos, além dos símbolos nacionais e normas de etiquetas em eventos como apresentações, cumprimentos, cartões de visitas, trajes e tipos de serviços à mesa.
Para a diretora de relações públicas da Acisp, Mercedes Silva Amaral, o curso superou as expectativas. “O curso abordou além do que eu esperava, sem contar as amizades que fizemos e a troca de experiências”, disse.
As aulas empolgaram também a consultora de vendas do ramo de eventos de Piracicaba, Mariselma Baumann da Silva, que enfatizou: “O curso foi tudo de bom!”.
A recepcionista da prefeitura de Santa Maria da Serra, Andrelina dos Santos Antonio, que também integra a equipe de organização dos eventos do município, revelou que os conhecimentos adquiridos vão facilitar o trabalho daqui para frente. “Acrescentou conhecimentos, estava precisando de um curso como este. Agora vai ser mais fácil organizar os próximos eventos da prefeitura”, comentou.
Da mesma forma, o mestre de cerimônias de Santa Maria da Serra, Ronaldo Gasparelo, destaca a importância dos profissionais se capacitarem constantemente. ”Achei muito proveitoso, apesar de já ter feito outros cursos de cerimonial e protocolo de eventos, pude adquirir novos conhecimentos, além do material didático que é muito bom”, avaliou.
Para o trabalho da decoradora são-pedrense Patrícia de Andrade Ferro, que atua também na organização de eventos como casamentos, festas infantis, de debutantes, entre outras, as aulas também foram proveitosas. ”Apesar de terem sido focadas na parte de cerimoniais públicos, formaturas, que não é a minha área, o curso acrescentou muito”.
Sobre a turma, o professor ressalta que as diferenças nos ramos de atuação dos participantes foi positiva. “Cada turma tem suas peculiaridades, esta foi composta por profissionais de diversas áreas, o que enriqueceu as aulas, pois proporcionou a troca de experiências. De acordo com o perfil de cada participante, tendo em vista que alguns gostam de organizar casamentos, festas infantis ou de debutantes, outros eventos públicos e solenidades cívicas, e outros ainda na área empresarial, mas todos aprenderam como funciona um cerimonial, com base nas normas de precedência”, analisou Sérgio Giocondo.