Pesquisa revela que grande parte dos consumidores está satisfeita com o comércio de São Pedro

Data da Publicação: 27/06/2011 - 21:00
Uma pesquisa encomendada pela ACISP com a finalidade verificar a satisfação dos consumidores, incluindo moradores e turistas, com o comércio de São Pedro revelou que, embora haja quesitos em que o setor precise melhorar, grande parte dos consumidores está satisfeita.

Realizado entre os meses de abril e maio deste ano, pela empresa “CW7 Pesquisas”, de Piracicaba, o estudo abrangeu 435 entrevistas, apresentando uma margem de erro de 4,2% em um nível de confiança de 95%.

Os resultados são: quanto à satisfação geral, o comércio da cidade recebeu avaliação positiva de 75% das pessoas entrevistadas, que disseram estar satisfeitas (69%) ou muito satisfeitas (6%).

Os que declararam estarem insatisfeitos com o comércio representam 13% dos entrevistados. Destes, 46% afirmaram que o motivo da insatisfação é o preço alto, 20,7% não souberam responder, 19,5% apontaram a falta de opções de produtos e 13,4% disseram faltar opções de lojas na cidade.

Questionados sobre o atendimento dos comerciantes, 81,4% avaliaram de forma positiva contra 17,7 que declararam insatisfação, sendo apontados como os principais motivos o mau atendimento no geral (37,7%), descaso com clientes (14,3%) e falta de educação (13%).

Na avaliação específica sobre o preço, 58% das pessoas avaliaram positivamente, contra 40% que fizeram avaliação negativa.

Já sobre o horário comercial, a resposta de 83% dos entrevistados foi positiva. Para 49,4% das pessoas o melhor horário para comprar é das 8 às 10 horas. Já 22,5% preferem sair às compras das 14 às 16 horas.

A variedade de produtos foi avaliada positivamente por 80% dos entrevistados.

Questionados sobre o que falta no comércio de São Pedro 26,9% responderam “nada”, 19,3% não souberam avaliar. Para 7,6% faltam bares e restaurantes, já para 5,7% faltam supermercados. As lojas populares foram citadas por 4,8% e um shopping foi citado também por 4,8% dos entrevistados.

A íntegra da pesquisa juntamente com o relatório final e as conclusões apuradas pela empresa CW7 Pesquisas sobre o comércio de São Pedro será apresentada para os empresários associados em reunião que será marcada pela ACISP.