ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

Pesquisa da Boa Vista para o Dia dos Pais aponta crescimento de 142%, em relação ao ano anterior, na intenção de compra via e-commerce

Pesquisa da Boa Vista para o Dia dos Pais aponta crescimento de 142%, em relação ao ano anterior, na intenção de compra via e-commerce

Data da Publicação: 04/08/2020 - 11:50
Estudo identificou que, apesar do aumento na intenção de compra online, trata-se de uma novidade para 58% destes consumidores, indicando uma mudança de hábito Este Dia dos Pais deverá ser marcado por uma importante mudança de hábito do consumidor: a compra do presente via e-commerce. Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista para identificar o comportamento e as perspectivas de compra dos consumidores brasileiros para o Dia dos Pais, a intenção de compra online cresceu 142%, se comparada com o mesmo período do ano passado, sendo que se trata de novo hábito de compra para 58% destes consumidores. Os entrevistados apontaram como escolhidos para presentear o pai (46%), marido (29%) e sogro (7%). Presente econômico e tradicional A escolha do presente não deverá surpreender os pais. Segundo o estudo, a preferência será por itens de setor de vestuários e calçados (45%), seguido de acessórios (17%) e perfumes/cosméticos (16%), já considerados tradicionais para presentear nesta data. Além disso os consultados na pesquisa indicam que a conjuntura econômica preocupa e inibe investimento alto no presente. Diante deste cenário, 80% pretendem gastar o mesmo valor, se comparado com igual período do ano passado, ou menos. O ticket médio geral será em torno de R$ 173, 5% menor quando comparado ao do ano anterior. Mesmo pretendendo gastar menos, 96% consideram importante presentear nesta data. Nas imagens abaixo é possível conferir a pretensão de gastos por faixa de preços e a evolução do ticket médio. A pesquisa identificou que o valor do presente é determinante para 34% dos consumidores, seguido de necessidade (21%), e desejo (19%).  Crédito ou Débito? Grande parte dos entrevistados aponta predileção pelo pagamento à vista (61%), com a utilização do cartão de débito por 41% dos consultados. Dentre os que preferem parcelar (39% dos entrevistados), 91% utilizarão cartão de crédito, e os demais encontram alternativas no cartão de débito programado (2%), carnê/boleto (7%) e cheque (1%). Retomada das atividades Os entrevistados também foram questionados sobre a retomada gradual do comércio e serviços, e 60% dos consumidores apoiam essa medida, inclusive, 29% dizem já ter retomado a rotina de compras fora de casa, priorizando idas a supermercado (64%), restaurantes e padarias (29%). Roupas e calçados representam 21%. “A pesquisa corrobora o que observamos no início da quarentena, quando, por conta do fechamento do comércio como medida para se manter o isolamento social, muitas empresas passaram a vender online. Ao longo deste período também observamos mais empresas buscando o Cadastro Positivo para aperfeiçoar as suas análises de crédito, movimento que contribui com o mercado de crédito como um todo, neste momento delicado da economia”, analisa o economista da Boa Vista, Flávio Calife. Metodologia A pesquisa Dia dos Pais 2020 foi realizada pela Boa Vista entre 06 a 21 de julho, com cerca de mil consumidores, em todo o Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 p.p. (pontos percentuais) de margem de erro e 95% de grau de confiança. SOBRE A BOA VISTA A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores. Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista. Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação. Fonte: Boa Vista SCPC