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Pesquisa da Boa Vista mostra que 80% dos consumidores já tiveram dificuldades no acesso ao crédito

Pesquisa da Boa Vista mostra que 80% dos consumidores já tiveram dificuldades no acesso ao crédito

Data da Publicação: 02/12/2021 - 14:27
Segundo o levantamento, as principais causas são ter restrição no nome (CPF com dívida vencida e não paga, registrada nos serviços de proteção ao crédito) e possuir uma baixa pontuação no score (nota de crédito) Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista aponta que 80% dos consumidores brasileiros já tiveram problemas ao tentar solicitar crédito no mercado. As principais causas apontadas pelos entrevistados são ter restrição no nome (CPF com dívida vencida e não paga, registrada nos serviços de proteção ao crédito), fator mencionado por 51% dos respondentes, e possuir score de crédito baixo (31%). Em seguida, não ter como comprovar renda (12%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (2%). Conforme ilustra a imagem abaixo: O levantamento da Boa Vista também constatou que 35% dos consumidores ainda não sabem o que é o Cadastro Positivo, considerado um dos principais meios para se melhorar o score e ampliar o acesso ao crédito do brasileiro. E, dentro desse grupo, 90% desconhecem os canais nos quais podem consultar o seu score de crédito e até mesmo se já têm informações de pagamento contidas no Cadastro Positivo. “O Cadastro Positivo é um banco de dados que contém o histórico de pagamento de empresas e consumidores. Por exemplo, se eu tenho um cartão de crédito, mensalmente o Cadastro Positivo recebe a informação do valor pago da fatura. A lei que autoriza o envio dessa informação de forma automática aos gestores de bancos de dados, como é o caso da Boa Vista, está em vigor desde julho de 2019. Atualmente, o Cadastro Positivo é composto por informações de pagamento enviadas por instituições bancárias e empresas de telefonia, mas muito em breve deverá receber também as das empresas de saneamento e energia”, explica Lola de Oliveira, diretora de marketing e relacionamento ao cliente da Boa Vista. Ainda segundo a pesquisa da Boa Vista, aqueles entrevistados que já tiveram crédito recusado, esperam que as informações contidas no Cadastro Positivo apoiem com o reconhecimento de contas pagas, mostrando que foi uma dívida pontual, e para os que não têm problemas em obter crédito, a expectativa é de conseguir contratar crédito e financiamentos a juros e prazos diferenciados em relação aos que estão com alguma restrição. “Incentivamos que o consumidor faça parte do Cadastro Positivo, consulte suas informações contidas no banco de dados e o utilize como instrumento para comprovar seu histórico de bom pagador ou regularizar a sua situação com o credor e, assim, ter mais acesso às linhas de crédito oferecidas no mercado”, completa Lola.  Metodologia A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de questionário de autopreenchimento, com a participação de pouco mais de 500 respondentes, de todas as regiões do país e de diversas classes sociais. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.  Onde consultar Na Boa Vista, a consulta sobre a situação do CPF, do score (nota de crédito) e das informações contidas no Cadastro Positivo, da qual é precursora no país, pode ser feita gratuitamente no site www.consumidorpositivo.com.br ou no aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, disponível tanto para Android quanto IOS. Para regularizar pendências, a Boa Vista disponibiliza a plataforma Acordo Certo, empresa adquirida pela Boa Vista em dezembro de 2020. Caso a dívida do consumidor seja com alguma das mais de 30 empresas parceiras da plataforma, o consumidor é orientado a acessar o site oficial da empresa, o www.acordocerto.com.br. O acesso é simples, seguro e gratuito.  SOBRE A BOA VISTA A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio. É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo. A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação. Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance. Fonte: Boa Vista SCPC