Pedidos de falências avançam 5,6% em setembro
Data da Publicação: 06/10/2021 - 15:15
No mesmo sentido, os pedidos de recuperação judicial das empresas avançaram 2,7% durante o período
O número de pedidos de falências subiu 5,6% na média móvel trimestral finda em setembro na comparação com o resultado de agosto, de acordo com os dados da Boa Vista, que abrangem todo território nacional. Mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial também registraram alta, de 2,7%.
Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, os números ainda refletem a comparação com uma base elevada. Os pedidos de falências apontam queda de 19,0% e os pedidos de recuperação judicial de 25,2%. Isso não significa, porém, que o cenário econômico atual seja melhor. A despeito da pandemia, a economia, hoje “sob controle” em relação ao que fora observado no ano passado, se encontra num quadro um pouco mais vulnerável.
No mercado de trabalho, de acordo com dados do IBGE, a taxa de desemprego caiu pela 3ª vez consecutiva e atingiu 13,7% da população economicamente ativa em julho, ante 14,1% em junho e 14,6% em maio. Ainda assim, tais números apresentam algumas fragilidades, dentre elas, o aumento da, já elevada, taxa de informalidade, que passou de 40,0% para 40,8% entre os meses de maio e julho, além do aumento no número de pessoas subocupadas e da curva de rendimento médio apontar queda em 12 meses acumulados.
Soma-se a isso um quadro de inflação, tanto dos bens quanto do crédito, e um impasse de cunho muito mais político do que econômico, no que se refere ao avanço das reformas estruturais, que mais uma vez devem ficar para depois. O crédito mais caro pode inviabilizar alguns investimentos ou, até mesmo, a retomada de algumas empresas no período “pós-pandemia”, que cada vez mais se mostra como algo ainda pior.
Metodologia
O indicador de falências e recuperações judiciais da Boa Vista passou a ser construído com base na média móvel de três meses da apuração dos dados mensais registrados na base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.
SOBRE A BOA VISTA
A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.
Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.
Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br
Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
Matéria: Boa Vista SCPC