Dólar: R$ 5,324
Atualizado: 18h35

06/02/2020

Impostômetro da ACSP chega à marca de R$ 300 bilhões

Na comparação com 2019, o registro foi alcançado dois dias antes, mostrando que, embora mais lenta do que o desejado, a economia brasileira dá sinais de recuperação

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcança, nesta quarta-feira (5/2), às 13h50, a marca de R$ 300 bilhões em impostos arrecadados pelo governo na forma de impostos, taxas, multas e contribuições, pagos pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano.

A arrecadação chega dois antes do que no ano passado, indicando que a economia do País já mostra sinais de recuperação. “Ao contrário do que as pessoas pensam, o aumento na arrecadação do governo com impostos não é algo ruim – quando isto acontece sem mudanças de alíquota”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Para ele, além do crescimento da economia, os números contribuem para o aumento da arrecadação sobre o consumo. “Agora vamos aguardar que o governo continue reduzindo os gastos e melhorando o uso dos recursos públicos para que a economia cresça de forma mais acentuada”, completa.

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

Série Histórica Impostômetro:

2014      R$ 1.913.945.777.706.00

2015      R$ 1.992.868.462.040,52

2016      R$ 2.004.536.531.089,32

2017      R$ 2.172.053.819.242,78

2018      R$ 2.388.541.448.792,42

2019      R$ 2.504.853.948.529,48

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre a FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das “forças vivas” do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Texto e imagem: Comunicação/ ACSP

acsp.com.br