Dólar: R$ 5,324

25/06/2020

Demanda por Crédito do Consumidor cai 6,2% em maio

No acumulado em 12 meses houve queda de 5,7%

A Demanda por Crédito do Consumidor recuou 6,2% em maio na comparação com abril, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. No acumulado do ano o indicador caiu 15,9% contra o mesmo período do ano passado. Já no acumulado em 12 meses, o indicador passou de vez para o campo negativo e registrou queda de 5,7%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro também passou para o campo negativo e apresentou retração de 1% em 12 meses, enquanto o segmento Não Financeiro registrou queda de 8,9% mantida a base de comparação.

O resultado de maio confirma o fim da trajetória de estabilidade do ritmo de crescimento que a demanda por crédito vinha apresentando até o início do ano, refletindo uma consistente piora na avaliação sobre o movimento da atividade econômica no cenário atual.

O desempenho do indicador foi influenciado pelos dois segmentos, com destaque para a terceira queda mensal consecutiva do setor Financeiro, que antes costumava apresentar sólidas taxas de crescimento. Ademais, com as adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus, espera-se uma piora nas perspectivas sobre o consumo e o mercado de trabalho nos próximos meses, fatores que podem continuar afetando negativamente a demanda por crédito nesse período.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Texto: Boa Vista SCPC