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Atualizado: 19h45

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04/06/2020

Boa Vista: mais da metade das empresas enxergam redução no faturamento acima de 50% nos próximos três meses

Setor de serviços é o que mais vem demonstrando preocupação com queda no faturamento

As micro e pequenas empresas estão sofrendo sérios impactos desde o início da pandemia: 76% dos empresários ouvidos por pesquisa realizada pela Boa Vista falam em retração para os próximos 90 dias e, destes, 52% consideram que haverá redução no faturamento acima de 50% nos próximos três meses. A pesquisa ouviu cerca de 400 micro e pequenos empresários, dos setores Comércio e Serviços. O gráfico a seguir ilustra os números.

A pesquisa também constatou que 75% dos micro e pequenos empresários se dizem muito preocupados com os impactos da pandemia da Covid-19 em seus negócios, sendo que a principal preocupação é em relação às despesas com aluguel, energia e manutenção, ou seja, os gastos necessários para manter a empresa funcionando.

Atenção redobrada

Controlar as finanças com maior afinco passou a ser um hábito diário para as MPEs, independentemente do setor. Cerca de sete a cada dez empresários (68% dos consultados) estão fazendo o balanço financeiro diariamente.

A busca por orientação sobre como lidar com o fluxo de caixa e renegociar dívidas e prazos já é parte do dia a dia das empresas desde o início da pandemia. Para 61% dos entrevistados, a atitude mais importante nesse momento é evitar despesas que não sejam extremamente necessárias. Além disso, 22% já estão renegociando suas dívidas com instituições financeiras.

“No atual momento econômico, as empresas precisam garantir que os pagamentos continuem acontecendo, para manter seu fluxo de caixa e evitar ter de recorrer a bancos para obter capital de giro. Ter um processo de cobrança estruturado e eficiente é fundamental”, analisa Lola de Oliveira, diretora de Marketing da Boa Vista.

A executiva reiterou que há soluções como SCPC Comunica, a Cobrança Digital e o Negocie SCPC, todos da Boa Vista, que são capazes de avaliar as réguas de cobrança das micro e pequenas empresas, traçando estratégias eficientes de forma automatizada para a cobrança.  Para a recuperação de dívidas vencidas, há a opção de envio da comunicação via e-mail e SMS, o que torna o processo de cobrança muito mais eficiente, e com resultados mais efetivos.

Vendas pela internet

A representatividade do faturamento on-line ainda é baixa. Para amenizar os impactos da crise, as empresas têm aumentado sua atuação por meio de e-commerce, embora 47% das MPEs afirmem que já realizavam vendas pela internet.

Entre os entraves apontados para que haja um incremento nas vendas on-line está a dificuldade com a prospecção qualificada de clientes (31%). “Há soluções no mercado, como por exemplo, O Boa Vista Bluebox, que, por meio de inteligência analítica, permite acesso a informações relevantes de mercado e perfil de público, para melhor definição das estratégias de marketing e decisões comerciais”, destaca Lola de Oliveira.

“Entender como as pessoas se comportam em relação ao consumo dos seus produtos e serviços e, identificar qual consumidor do ponto de venda pode se tornar um promissor cliente para vendas online são exemplos de situações que podem ser importantes neste momento de pandemia”, lembra.

Metodologia

A pesquisa sobre quais são as preocupações dos micro e pequenos empresários frente ao atual momento econômico e as medidas que estão sendo tomadas para a manutenção dos negócios foi feita pela Boa Vista de forma quantitativa em abril, com cerca de 400 micros e pequenos empresários, representantes dos setores do Comércio e de Serviços. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 4 p.p. (pontos percentuais) de margem de erro e 90% de grau de confiança.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Texto: Boa Vista SCPC

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