“Natal Solidário” arrecada mais de 3 mil brinquedos
Sucesso marca a segunda edição da campanha: Trenzinho teve grande participação e brinquedos arrecadados atenderam crianças de toda a cidade
O resultado da Campanha “Natal Solidário 2009” promovida Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) e o Rotary Clube, com apoio do comércio e da prefeitura municipal, com o objetivo de despertar o espírito natalino através da fraternidade, não poderia ser melhor: Mais de 3 mil brinquedos e 190 panetones foram arrecadados e destinados a crianças carentes e instituições da cidade, atingindo a meta dos organizadores, que era ultrapassar os números de 2008 (2.052 brinquedos e 97 panetones).
Na distribuição foram atendidas todas as creches e escolas municipais, além da União Espírita de São Pedro, Casa das Crianças, Casa Abrigo, Pastoral da Criança (Paróquia São Pedro), Legião Mirim, APAE, Lar dos Velhinhos (panetones) e ainda os Projetos “Dançando Para Não Dançar“, Neemias (Igreja Presbiteriana) e “Criança Esperança” (rede municipal).
Segundo a rotariana Denise Boldrini Molliet, coordenadora da distribuição dos materiais arrecadados, o número de brinquedos e panetones superou as expectativas. “Conseguimos atender as entidades, projetos e escolas de nosso cadastro e ainda vamos atender outras crianças”, disse, afirmando que nesta edição a Campanha arrecadou brinquedos mais conservados.
“Fiquei surpresa com a quantidade de brinquedos em bom estado e até mesmo novos que recebemos. Na campanha passada muito tempo foi consumido limpando e arrumando brinquedos em mau estado, que desta vez recebemos em número mais reduzido. Fica até uma dica para campanhas futuras para que as crianças limpem e organizem os brinquedos antes de doarem, pensando sempre nas crianças que os receberão”, lembra Denise.
As doações terão repercussão positiva na formação das crianças, de acordo com o secretário de educação do município, José Daniel Batista. “Ações como esta proporcionam um Natal muito mais feliz para nossas crianças, tendo em vista que boa parte delas conseguirá manter vivo no imaginário o clima natalino. Esses brinquedos serão utilizados, além de momentos de recreação, para trabalhar questões lógicas principalmente no desenvolvimento motor e na socialização”, declarou.
Além do espírito de solidariedade, a campanha despertou ainda a alegria, animando a cidade, na opinião da piracicabana Mônica Regina de Oliveira, que trouxe a filha de 4 anos, Victória Barberini Bonato, para passear no trenzinho. “Achei ótima esta Campanha, pois as crianças aprendem desde pequenas a terem solidariedade, a doar, e a serem generosas, sentimentos que faltam nos dias de hoje. Além disso, o trenzinho é uma atração que anima a cidade e as crianças adoram”, afirmou.
Para o comércio, o resultado também foi positivo, conforme aponta a proprietária da Loja Amália, um dos postos de troca que mais recebeu doações (117 no total), Miriam Bueno. “Acho muito interessante esta campanha porque além do trenzinho que anima a cidade e também movimenta o comércio, vemos as crianças trocando brinquedos e ajudando outras crianças”, disse a empresária, que embarcou no trem juntamente com as funcionárias de sua loja para um animado passeio. “Combinados e fomos todas juntas, pois é uma forma de colaborar”, contou Miriam.
Diante do sucesso apresentado, e da grande colaboração da população são-pedrense, assim como dos turistas, os representantes do Rotary Clube de São Pedro e da Acisp só têm a agradecer:
“Nós do Rotary Clube de São Pedro estamos muito felizes com o resultado desta campanha, que foi excelente. A parceria com a Acisp é sempre muito boa, e a receptividade das pessoas com a Campanha foi fantástica, embora a chuva tenha mudado nossos planos, mas acabou dando tudo certo, conseguimos atingir todas as crianças do nosso cadastro e ainda sobrou para distribuirmos para outras. Gostaria de destacar o trabalho da Denise na coordenação deste projeto com a Acisp que foi ótimo”, disse a presidente Sandra Golinelli.
"Gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram nesta campanha, nosso parceiro Rotary, a prefeitura e o comércio local, e em especial a população e as crianças, que mais uma vez abraçaram a Campanha e doaram brinquedos e panetones, demonstrando compreensão ao espírito do Natal e generosidade com o próximo. Esperamos poder manter este espírito solidário sempre em nossas ações, contando com a colaboração de todos”, finaliza o presidente da Acisp, Flávio Castelar.