ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

Micro e pequenas empresas de São Pedro recebem consultoria

Data da Publicação: 17/06/2009 - 21:00

Empresários do comércio varejista de São Pedro começaram a receber a visita dos consultores especializados que farão a análise dos pontos-de-venda de 45 micro e pequenas empresas que aderiram ao Programa Comércio Varejista do Sebrae-SP. Após a conclusão dessa etapa, cada participante receberá o diagnóstico individual com a avaliação do estabelecimento.

O Programa Comércio Varejista, lançado em abril, é fruto do convênio firmado entre o Sebrae-SP e Senac. Em São Pedro a iniciativa conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de São Pedro (Acisp) e apoio do Sindicato do Comércio, Fecomércio e Prefeitura Municipal. Com ações gratuitas, o projeto atua diretamente nos pontos-de-venda para que os comerciantes possam atrair a clientela, melhorar as vendas e superar momentos de crise. 

Uma das primeiras empresas a receber a consultoria, a Associação Art´s Trama dos Artesãos de São Pedro e Região, contou com cinco representantes para recepcionar o consultor Vagner Campos, que forneceram todos os detalhes e aprovaram a atividade. “Nossos sócios gostam de mudanças e temos mesmo que realizá-las, pois são idéias boas. Pretendemos reunir o grupo, ao final do programa, para vermos como colocar em prática todas estas idéias”, afirmou a artesã Mercedes Silva Amaral.

De acordo com o consultor, as visitas acontecerão nas 45 empresas e servirão para avaliar 20 itens previamente definidos, entre eles vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, provadores (em lojas de roupas), limpeza, climatização, entre outros. O diagnóstico de cada empresa indicará sugestões para que o empresário possa melhorar o visual de seu negócio, como fachada e vitrine, e atrair a clientela.

“A primeira visita é um levantamento de informações sobre o estabelecimento, a partir daí faremos um relatório onde vamos apontar as sugestões. Tudo isso para despertar o interesse do consumidor e melhorar as vendas. Os empresários estão sendo muito receptivos, demonstrando interesse, e isso é fundamental”, declarou Wagner Campos.

Para a empresária Ana Célia Gaspar Galan, que também já recebeu a primeira consultoria, o programa atende às necessidades e expectativas do comércio. “O programa está dentro do que eu estava esperando, queria uma consultoria há muito tempo, e agora estou aproveitando a oportunidade, porque pode trazer melhorias para o comércio. Não falo somente pela minha loja, mas de maneira geral, porque se o aspecto das lojas estiver bom, e o atendimento adequado, isso vai refletir no fluxo de caixa”, destacou a proprietária da Ana Célia Presentes e Decorações.

De acordo com o presidente da Acisp, Flávio Castelar, esta é uma ótima oportunidade para o comércio desenvolver novas idéias e soluções ou mesmo readequar conceitos que já vinham sendo trabalhados, a fim de otimizar os resultados.

O gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, reforça a importância da participação dos empresários. Segundo ele, é necessária a presença do empresário no dia da visita para que os consultores recebam informações precisas e possam indicar as ações para tornar o ponto-de-venda mais atrativo

Após a primeira etapa do programa na área de Visual Merchandising, os empresários poderão aderir à fase seguinte, que tratará do relacionamento com o cliente, ferramentas de controle e Tecnologia da Informação.