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Metade dos consumidores comprometeu mais de 50% da renda com dívidas no 1º semestre de 2021, diz Boa Vista

Metade dos consumidores comprometeu mais de 50% da renda com dívidas no 1º semestre de 2021, diz Boa Vista

Data da Publicação: 05/10/2021 - 14:36
A pesquisa constatou ainda aumento entre os consumidores com dificuldades em pagar as contas em dia No primeiro semestre de 2021, metade dos consumidores brasileiros teve mais de 50% de sua renda comprometida com o pagamento de dívidas, de acordo com a Pesquisa Perfil do Consumidor da Boa Vista, em empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral. No semestre anterior, eram 47% dos consumidores na mesma situação, o que representa um aumento de três pontos percentuais entre os consumidores com mais da metade da renda comprometida nesta situação. 33% dos consumidores afirmam ter comprometido entre 25% e 50% da renda, enquanto os 17% restantes comprometeram até 25%. A pesquisa da Boa Vista também constatou aumento entre consumidores com dificuldades em manter as contas em dia. No primeiro semestre deste ano, 57% dos entrevistados afirmaram que pagar as contas em dia estava difícil, contra 54% no semestre imediatamente anterior. “A volta das medidas de restrição contra a pandemia adotadas no primeiro semestre, além da redução do auxílio emergencial no mesmo período são fatores que contribuíram com a dificuldade do consumidor em pagar as contas na primeira metade de 2021”, comenta Flavio Calife, economista da Boa Vista. Já o nível de endividamento do consumidor se manteve em patamares semelhantes, com 84% dos entrevistados se considerando endividados no primeiro semestre de 2021, contra 83% no segundo semestre de 2020. “Esse dado mostra que o consumidor evitou se endividar mais no início de 2021, muito por conta dos fatores já citados que dificultam a vida financeira do das famílias”, comenta Flavio. Situação financeira A Boa Vista também questionou o consumidor sobre como enxerga a situação financeira em relação ao último ano. No primeiro semestre de 2021, 35% consideram a situação pior. No semestre anterior, eram 33% os que tinham a percepção de piora. Outros 35% consideram a situação melhor (vs 38% no semestre anterior) e 30% enxergam a situação igual (vs 29%). Já em relação às expectativas para 2022, 88% dos consumidores esperam melhora com relação às finanças pessoais. No semestre anterior, estes eram 91%. O que deixaria de pagar primeiro? Quando questionados sobre que contas deixariam de pagar primeiro em caso de que diminuição na renda, 56% dos consumidores deixariam de priorizar os financiamentos assumidos por meios de carnês e boletos. Em segundo lugar, o cartão de crédito, com 36%. Por fim, 8% deixariam de pagar empréstimos e dívidas de cheque especial. Contratação de empréstimo 52% dos consumidores disseram que ao contratar um empréstimo, para quitar uma dívida, levariam em conta principalmente a taxa de juros. 44% dariam mais peso ao valor das parcelas, enquanto 4% se preocupariam mais com o prazo de pagamento. Boa Vista & Acordo Certo O consumidor pode consultar gratuitamente a situação do seu CPF e se tem alguma dívida em atraso registrada no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), administrado pela Boa Vista, por meio do site www.consumidorpositivo.com.br. Nele, identifica, de forma simples rápida e segura, se tem alguma dívida em aberto, o valor atualizado do débito e para quem deve. Neste mesmo ambiente, é orientado a acessar a plataforma da Acordo Certo, empresa que também pertence à Boa Vista, e na qual pode renegociar sua dívida de forma 100% on-line. Basta fazer um cadastro e, caso a dívida existente seja com uma das empresas parceiras da Acordo Certo, selecionar a forma de pagamento que melhor se encaixa no bolso. Metodologia Mais de 1.500 pessoas, em todo o Brasil, responderam à pesquisa Perfil do Consumidor, da Boa Vista, por meio de questionário eletrônico, ao longo do 1º semestre de 2021. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança. SOBRE A BOA VISTA A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores. Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista. Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação. Matéria: Boa Vista SCPC