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Mais da metade das MPEs buscarão por crédito para minimizar impactos da crise, aponta Boa Vista

Mais da metade das MPEs buscarão por crédito para minimizar impactos da crise, aponta Boa Vista

Data da Publicação: 10/09/2021 - 10:23
Bancos despontam como a alternativa preferida dos micro e pequenos empresários; redução de despesas operacionais e renegociações têm sido opções para equilibrar o fluxo de caixa   Com a perspectiva de uma retomada na economia, as micro e pequenas empresas (MPEs) têm se mobilizado para equilibrar as contas e garantir a sobrevivência. Uma pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, apontou que 52% das MPEs estão decididas a buscar por crédito para minimizar os impactos da crise nos negócios. Além disso, outras 20% dessas empresas estão avaliando a necessidade de crédito. Os bancos foram listados por 78% dos empresários como opção para conseguir crédito – taxa superior ao registro de 2020, em que 65% consideravam a alternativa. Na sequência, familiares (13%) e amigos ou terceiros (5%) aparecem na ordem de preferência. As financeiras foram consideradas somente por 4% desse público. A queda é acentuada na comparação com o ano anterior, quando foi registrada uma taxa de 14% de intenção de aderir a esta modalidade de crédito. Outra preocupação das MPEs durante a crise tem sido equilibrar o fluxo de caixa. A redução de despesas operacionais (envolvendo a redução do quadro de colaboradores, renegociações para redução de salário e antecipação de férias) foi uma medida adotada por 27% das empresas neste ano. Em 2020, em compensação, a taxa contemplou 41% das entrevistadas. A renegociação com bancos foi apontada como opção por 20% - o que indica um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao último ano. As linhas emergenciais de crédito, que não foram mencionadas no ano passado, foram citadas por 10% das entrevistadas. “Notamos que mesmo reduzindo despesas, ainda é alto o percentual de empresários que buscarão por crédito para minimizar os impactos da crise, e para isso, os bancos serão o principal canal de apoio nesta etapa. Por outro lado, percebemos que a redução de despesas operacionais tem sido menos adotada pelos empresários, impactando diretamente na manutenção de empregos e retomada da economia”, afirma o economista da Boa Vista, Flávio Calife. O levantamento também revela que uma parcela significativa, cerca de 50% dessas MPEs não conseguiu a contratação das linhas de crédito emergenciais, criadas pelo Governo Federal. Apenas 10% dos empresários buscaram e tiveram sucesso com a contratação no período em que a pesquisa foi realizada. Em paralelo, 24% dos entrevistados estão pensando em buscar mais informações sobre o tema, enquanto 19% afirmam que não pretendem usar esta linha de crédito. Soluções para o Pequeno e Médio Empresário Para apoiar o pequeno e médio empresário, a Boa Vista disponibiliza soluções que se adequam em todo o ciclo do negócio. Da identificação de público para as melhores ofertas de crédito à concessão, na qual oferece automatização e ampliação das operações de venda. Do gerenciamento, o qual contribui para a padronização e o monitoramento da carteira de clientes, à recuperação do crédito, com o aprimoramento do processo de cobrança e recuperação de ativos, a Boa Vista oferece soluções que já contemplam informações do Cadastro Positivo, banco de dados que contém o histórico de consumo e capacidade de pagamento de consumidores e empresas. Para saber mais acesse: www.boavistaservicos.com.br Metodologia A pesquisa da Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, entre abril e junho. Contou com a participação de aproximadamente 300 micros e pequenos empresários de todas as regiões do país, representantes dos setores de Comércio, Serviços e Indústria. Entre os ouvidos, 94% são pequenos e microempresários. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%. SOBRE A BOA VISTA A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores. Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista. Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação. Texto: Liliana Liberato/ Lucas Menoita - Boa Vista SCPC