Exposição reuniu trabalhos do Projeto “São Pedro: Tradição, Educação e Turismo de Mãos Dadas”
Data da Publicação: 17/06/2008 - 21:00
Através de parceria entre a Acisp, Sebrae e Prefeitura Municipal, contando com a participação efetiva da Secretaria de Educação, professores e alunos da rede municipal, o projeto “São Pedro: Tradição, Educação e Turismo de mãos dadas” vem sendo aplicado e começa a apresentar resultados na cidade.Prova disso é a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino, da pré-escola ao quinto ano, que foi inaugurada na terça-feira, 27, no Salão Paroquial da Igreja Matriz e esteve disponível para visitação até a sexta-feira, 30.
Os trabalhos apresentados tiveram como base conceitual as Cartilhas de Turismo – e mostram que o principal objetivo do projeto, desenvolver a consciência turística e resgatar o valor histórico-cultural da cidade a partir da educação, está se concretizando.
Na abertura da exposição, músicas, jograis, poesias, teatros e danças fizeram os visitantes reviverem a história da estância turística de São Pedro, com suas tradições e valores culturais, interpretados pelas próprias crianças.
Os alunos também deram vida à “Paiauês”, “Ninas” e “Pedrinhos” – personagens baseados na história do município que ilustram as cartilhas e representam os índios paiaguás, os imigrantes italianos e os tropeiros – que convidavam a uma “visita” aos pontos turísticos da cidade, representados fielmente na exposição.
Na solenidade de abertura, a orientadora do projeto pelo Sebrae, Maria Lúcia Baltieri, consultora em turismo, lembrou que a concretização das idéias só foi possível graças aos parceiros e declarou que a exposição é fruto de um trabalho de que vem sendo realizado desde 2004, quando professoras, supervisoras e coordenadoras pedagógicas começaram a se reunir na Acisp, para a elaboração das cartilhas.
A Acisp também prestigiou a inauguração, através de seu presidente, Flávio Castelar, que destacou a importância do projeto. “A Acisp sente-se honrada em ser parceira do Sebrae e da Prefeitura Municipal nessa iniciativa que tem preparado nossas crianças e jovens para o exercício consciente da cidadania, valorizando a tradição e a cultura de nosso município, sempre de olho no desenvolvimento sustentável do turismo, apropriando-se de conhecimentos que lhes permitirão ser multiplicadoras desta atividade”, disse.
A qualidade dos trabalhos foi apontada pelo prefeito municipal, Eduardo Modesto, que elogiou a exposição, destacando o compromisso da comunidade são-pedrense com o projeto. “Não conheço outra Secretaria de Educação e outras escolas municipais que tenham desenvolvido um trabalho como este, de primeiríssimo nível e qualidade. Os trabalhos e apresentações estão lindos. Gostaria de agradecer aos parceiros, e de cumprimentar aos pais, alunos e professores pelo compromisso de fazer desta, uma cidade melhor”, finalizou.