Empresários recebem diagnóstico do “Comércio Varejista”

Data da Publicação: 23/09/2009 - 21:00
Após a fase de visitas, o Programa Comércio Varejista do Sebrae-SP, que em  São Pedro envolve 45 empresas, com o objetivo de melhorar e fortalecer o setor, promoveu na última terça-feira, 22, a palestra devolutiva para apresentar o Diagnóstico de Merchandising.

O programa é uma iniciativa do Sebrae com suporte do Senac, em parceria com a Acisp, e apoio do Sindicato do Comércio, Fecomércio e Prefeitura Municipal.

Em São Pedro as atividades foram iniciadas há três meses com o consultor do Senac Wagner Campos que percorreu cada um dos pontos-de-venda das empresas participantes para analisar 20 itens que compõem o Visual Merchandising, entre eles a fachada, a vitrine, a apresentação dos produtos e a comunicação visual.

As observações e considerações sobre cada item fazem parte do relatório que foi entregue individualmente a cada um dos empresários participantes, juntamente com sugestões de mudanças para os tópicos analisados e que necessitam de melhoria para atrair novos clientes e possibilitar o aumento das vendas e do faturamento.

A avaliação do estabelecimento, para a empresária Neide Mendes Saquis Soares, será de grande valia para a conscientização das mudanças necessárias. “Essa avaliação é excelente, através dela conseguimos visualizar o quanto pecamos sem perceber e o quanto precisamos trabalhar para melhorar. Vou até o fim com este programa, pois acredito que ele vai nos ajudar em todos os sentidos, da exposição dos produtos ao aumento das vendas”, relatou.

A disposição para implementar as melhorias propostas pelo programa também é apontada pela empresária Milene Bueno. “As dicas e sugestões contidas no relatório são incentivos para as mudanças. Agora o programa fica interessante, pois nos orienta por onde começar e como fazer. Algumas mudanças já foram feitas na minha loja com sugestões simples dadas pelo consultor durante a visita”, afirmou.

Para o empresário João Sérgio Bragagnolo, o programa veio em boa hora. “Há muito tempo pensava em melhorar a fachada da minha loja, mas precisava de informações técnicas, exatamente o que o programa está fornecendo. Estou achando ótimo, pois o programa nos dá subsídios para melhorar”, revelou.

Uma palestra com o panorama do setor também foi apresentada pela analista do Escritório Regional do Sebrae, Sueli Regina Chiaranda, durante a reunião com os empresários. “De maneira geral, muitas empresas foram bem avaliadas em grande parte dos itens, mas isto não significa que elas estejam 100% e não precisam melhorar. Sabemos que as melhorias devem ocorrer sempre”, afirmou.

Segundo o presidente da Acisp, Flávio Castelar, a devolutiva é uma parte muito importante do programa. ”A parceria com o Sebrae-SP está sendo muito proveitosa, os resultados já começaram a aparecer e através deste relatório, o trabalho de mudanças e melhorias poderá ser efetivamente consolidado. Gostaria de parabenizar os empresários pela participação e dizer que a Acisp está pronta para ajudá-los no caso de encontrarem dificuldades pontuais em implantar as mudanças propostas, para que juntos, possamos encontrar o melhor caminho”, declarou.

A partir da apresentação dos resultados sobre o visual dos estabelecimentos, será iniciada a segunda fase do programa, com novas consultorias para a elaboração de planos de ações, além de abordar temas como o relacionamento com o cliente, controles e tecnologia da informação.