Empresários participam de curso sobre “fluxo de caixa”

Data da Publicação: 18/02/2009 - 21:00
Com o objetivo de fornecer subsídios para que o comércio são-pedrense se desenvolva cada vez mais, Acisp e Sebrae promoveram de 19 a 23 de janeiro o curso “Fluxo de caixa: como administrar”. Contando com a participação de 30 pessoas, entre comerciantes, empresários e administradores, o curso atingiu o limite máximo de inscrições, e superou as expectativas.
“Gostaria de ter feito este curso há 20 anos, quando iniciei meu negócio. Tinha uma ideia diferente dos cursos do Sebrae. Considero espetacular, pois a colocação da professora é clara, objetiva. Tanto, que usando informações daqui, comentei com meu contador de trabalharmos de uma maneira diferente da que vem sendo feita, pois tenho alguns vícios que vou começar a corrigir a partir destas aulas”, analisou o empresário Balbino Costa.
Ministradas pela orientadora do Sebare Rosângela Batista de Almeida, as aulas abordaram conceitos que possibilitarão aos participantes organizar registros e obter informações gerenciais adequadas, incluindo o controle de contas a receber e a pagar e a utilização do dinheiro da empresa. “O fluxo de caixa ajuda a ter domínio do dinheiro no curto, médio e longo prazos. Permite à empresa tomar decisões com segurança porque sabe os números dos próximos meses”, explicou.
Para a assistente financeira Larissa Caravita o curso ajudou a esclarecer conceitos que ela não dominava. “Achei interessante, deu para aprender bastante coisa que vou começar a aplicar, porque estou atuando na área, mas minha formação é outra, e é sempre bom aprender algo mais sobre a atividade que exercemos”, comentou.
A orientadora destaca as vantagens de fazer o fluxo de caixa em uma empresa. “Geralmente os empresários já fazem o movimento de caixa, que é apenas uma parte. O fluxo é trabalhoso, difícil, porém o resultado é satisfatório, e aqueles que fazem nunca mais abandonam porque vem a segurança do resultado e o empresário preciso disso. Ele deixa de trabalhar no escuro e o planejamento passa a ser uma ferramenta mensal”, esclareceu Rosângela.
Ainda na avaliação da orientadora, o desempenho da turma foi surpreendente. “Esta foi uma turma muito boa, que me surpreendeu pela pouca ausência e muita participação. Todos fizeram os exercícios motivados e agora é só colocar em prática!”, finalizou.