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Dia dos Pais: apenas 19% dos empresários estão otimistas com as vendas

Dia dos Pais: apenas 19% dos empresários estão otimistas com as vendas

Data da Publicação: 06/08/2020 - 09:51
De acordo com pesquisa da Boa Vista, 90% dos consumidores deverão gastar o mesmo ou menos, se comparado com igual período do ano passado Pesquisa realizada com empresários, de todo o Brasil, para identificar as perspectivas de vendas para o período do Dia dos Pais demonstra que, mesmo com a retomada gradual do comércio, a data não anima o varejo. De acordo com o levantamento da Boa Vista, 19% dos empresários estão otimistas paras as vendas na data. Outros 29% acreditam que ficarão como estão e 52% se dizem pessimistas. Ainda segundo o estudo da Boa Vista, 78% dos entrevistados acreditam que o volume de vendas será igual ou menor que do Dia das Mães. Na média, apenas 12% preveem aumento nas vendas em relação ao ano de 2019. A perspectiva de aumento é de 15% no Comércio, de 10% no setor de Serviços, e 29% para a Indústria. A pesquisa aponta que 75% dos empresários concordam que há uma demanda reprimida nos consumidores. Por outro lado, 53% deles discordam que isto é sinônimo de melhora nas vendas. A data, uma das mais significativas em vendas para o varejo (atrás apenas de Natal, Black Friday e Dia das Mães), representa no faturamento, em média, para 44% das empresas, até 5% do volume total de dinheiro movimentado ao longo do ano. Parcimônia na criatividade e no valor A escolha dos artigos para presentear não muda se comparado com anos anteriores. Para 39% dos empresários, itens de vestuário seguem como opção favorita. Acessórios (como cintos e carteiras), e bebidas, igualam-se em 2ª posição, seguidos de perfumaria, telefonia, eletrônicos e ferramentas. Quando questionados sobre pretensão de gastos dos clientes, a expectativa para 62% dos empresários entrevistados é de que os consumidores gastem até R$ 100 por presente, e 90% dos consumidores deverão gastar o mesmo ou menos em relação a igual período do ano passado. Apenas 12% do comércio espera que os consumidores desembolsem um valor superior. E-commerce para impulsionar as vendas O levantamento identificou que os empresários farão uso de mais de um canal para realizarem as suas vendas. Do total de consultados, 39% já utilizam loja virtual e 31% operam com loja física e loja virtual. Para 64% dos empresários, os investimentos em loja virtual serão mantidos para alavancar as vendas do Dia dos Pais. E para 90% dos consultados no estudo, independentemente da data, os investimentos neste canal serão continuados. Detalhes na imagem abaixo: Em média, 51% dos empresários viram novas oportunidades de negócios por meio do comércio eletrônico, destes, 18% ainda irão implantá-la (33% implantaram logo após a crise). Além da data comemorativa O estudo da Boa Vista buscou entender as necessidades dos empresários em temas que extrapolam a data do Dia dos Pais, e identificou que estão receosos quanto a reabertura do comércio e serviços. Mesmo assim, 7 em cada 10 deles aprovam a retomada gradual. Sendo que 43% dos participantes apontaram que as primeiras semanas de retomada promoveram melhora nos negócios. Entretanto, 34% do Comércio ainda sofrem com a diminuição das vendas, indicam os resultados do estudo. Quando questionados sobre as novas regras para a reabertura dos negócios, 62% dos empresários, em média, estimam perdas acima de 30% nos negócios, comparado ao ano anterior. Eles avaliam que prospectar e conseguir manter os clientes atuais são as principais necessidades atuais para prosperar o negócio, seguido de crédito para manutenção do negócio e aumento da taxa de aprovação de crédito. “Se por um lado, como mostra a pesquisa, o otimismo ainda não acomete a maior parte dos empresários em relação ao aumento das vendas na próxima data comemorativa, por outro, mostra que a maioria está interessada em manter os canais online para prospectar e manter clientes. E para isso, há no mercado, soluções que geram estudos de geolocalização e comportamental que ajudam os empresários a tornarem suas estratégias de vendas mais eficazes, para atingir quem de fato pode ser um potencial consumidor”, analisa Lola de Oliveira, diretora de Produtos 2.0 e de Relacionamento da Boa Vista. Metodologia Pesquisa sobre perspectivas de vendas para o Dia dos Pais (Pessoa Jurídica), realizada pela Boa Vista, entre 06 e 17 de julho, com 600 empresários, representantes dos setores do Comércio, de Serviços e Indústria, de todas as regiões do Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 p.p.(pontos percentuais) de margem de erro e 90% de grau de confiança. SOBRE A BOA VISTA A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores. Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista. Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação. Texto: Boa Visa SCPC