Dia das Mães terá mais consumidores indo às compras, porém gastando menos do que em 2021, diz pesquisa da Boa Vista
Data da Publicação: 05/05/2022 - 14:23
Estudo da empresa de inteligência analítica aponta que ticket médio para a data será de aproximadamente R$ 193
Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista mostrou que cerca de 4 em cada 10 (36%) consumidores irão presentear alguém no Dia das Mães. A intenção de compra registrou um aumento em relação ao ano anterior, quando pouco menos de um terço (28%) afirmou que iria às compras.
O avanço na vacinação e reabertura sem restrições dos estabelecimentos comerciais e de serviços tem deixado o consumidor mais confiante em uma melhora econômica. O levantamento revelou que 49%, praticamente a metade dos entrevistados, acreditam nesse cenário. Em 2021, apenas 29% tinham expectativa de melhora.
Em relação a compra do presente, no entanto, há uma expectativa de que 42% gastarão menos que em 2021 e 31% uma quantia similar. Apenas 27% dizem que gastarão mais. No geral, os consumidores estão dispostos a gastar um ticket médio de R$ 193, contra R$ 182 do ano anterior.
Preços justos (33%) e a necessidade de adquirir um produto ou serviço (28%) despontam como variáveis decisórias na escolha do presente, seguidos por qualidade (27%) e também empresas com práticas sustentáveis (10%).
Alimentos e bebidas são prioridade
A Boa Vista também identificou que, entre os 36% que irão às compras, 40% dos consumidores deverão concentrar seus gastos nas compras de alimentos e bebidas da casa para as comemorações, enquanto outros 32% vão concentrar os gastos em presentes.
Assim como nos anos anteriores, os setores de vestuário e calçados serão os mais movimentados para a data, com 64% das menções. O segmento de móveis e eletrodomésticos registrou 27% da preferência, seguido por alimentos e bebidas, prioridade de 25% dos consumidores. Na sequência aparecem os itens de beleza (23%), chocolates (22%) e eletrônicos (20%).
“Os alimentos e bebidas aparecem na lista de prioridades de gastos dos consumidores para a data, muito em função do atual momento econômico, que dificulta a compra de itens mais caros por parte do consumidor”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.
Em relação ao local de compra, 72% dos consumidores declararam a opção por locais físicos e 28% farão as compras de forma on-line. Quando o assunto é forma de pagamento, 57% dos entrevistados afirmaram que pretendem pagar as compras à vista – um aumento de 6 pontos percentuais em comparação com a intenção registrada em 2021. Os principais meios de pagamento para a ocasião serão o cartão de débito (32%) e o PIX, que apresentou crescimento significativo em comparação aos últimos dois anos, registrando 4% em 2020, 20% em 2021 e 27% em 2022. Por outro lado, passou de 49% para 43% a intenção em pagar as compras de forma parcelada neste ano – 65% pretendem utilizar o cartão de crédito.
A pesquisa da Boa Vista também apurou se os consumidores contratariam algum tipo de crédito pessoal, empréstimo ou mesmo se estariam dispostos a usarem parte do limite de crédito em conta ou em cartão para aumentarem o poder de compra para o Dia das Mães. Cerca de 76% afirmaram que não contratariam crédito para essa finalidade. Apenas 24% dos consumidores estariam predispostos a contratação de crédito para as compras do período.
“O comportamento dos consumidores vem de encontro a intenção de gastos e ao ticket médio pretendido para a ocasião. Há uma maior consciência e preocupação com o controle das contas e compromissos financeiros”, conclui Calife, economista da Boa Vista.
Metodologia
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia das Mães 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar a pretensão de compra dos consumidores para o Dia das Mães. O levantamento entrevistou 600 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Sobre a Boa Vista
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.
Fonte: Boa Vista SCPC