ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

DIA 22 DE AGOSTO ACISP COMEMORA 37 ANOS DE EXISTÊNCIA

Data da Publicação: 19/08/2014 - 08:00

A ACISP (Associação Comercial e Industrial de São Pedro), completa e comemora, no próximo dia 22 de agosto, 37 anos de existência. Após duas tentativas (leia no final em Curiosidades) em anos anteriores, finalmente no dia 22 de agosto de 1977, um grupo de pessoas idealistas, formado por comerciantes, industriais, profissionais liberais, vereadores, representantes do comércio de São Pedro (SP), e os mesmos que haviam tentado anteriormente, com o apoio do prefeito da época, Walmy Modesto, alcançaram seu objetivo: criar uma entidade de classe que viesse a contribuir para o bem do comércio e da comunidade são-pedrense.

 

História

 

A reunião aconteceu nas dependências da Escola de 2º Grau São Vicente de Paulo, onde na época existia uma Escola Técnica de Comércio. O grupo trocou ideias, elaborou planos, definiu metas e decidiu fundar a ACISP. 

 

Com a vontade de seus criadores, e, principalmente, muita dedicação, a ACISP começou a dar seus primeiros passos rumo a sua missão: o desenvolvimento dos setores comercial e industrial da cidade. Seu primeiro presidente foi José Benedito Pinto (1977-1978) seguido por José Gomes Verrengia (1978 a 1981). 

 

Foi na gestão de Oswaldo Benedito Latanzze (1982 - 1983) que a entidade recebeu um importante apoio do novamente prefeito Walmy Modesto, apoio esse que se tornou um dos marcos na história da ACISP: a formalização da doação de um terreno da prefeitura para a construção de sua sede própria. Até aquela data a Associação funcionava em locais cedidos por colaboradores ou alugados.

 

A obra foi iniciada e teve o lançamento da sua pedra fundamental durante a gestão de Eduardo de Barros Castelar (1984 – 1985), pai do atual presidente. A construção seguiu durante a gestão da única mulher a presidir a ACISP, Clarice Zezza Matarazzo (1986 - 1987) e foi finalizada em 1988, sendo inaugurada no dia 29 de outubro, durante a gestão de Alvair Fernandes da Fonte (1988 a 1993), sendo que nos anos seguintes (1994 a 1995), Clarice voltou a presidir a Associação.

 

Durante o período de 1996 a 1997 a entidade foi presidida por Sebastião Aurélio de Losso, que, acompanhando a evolução do mundo globalizado, iniciou todo um processo de informatização dos dados cadastrais, passando-os do fichário em papel a um único computador que a Associação possuía.

 

Com o crescimento do número de associados, o processo de informatização foi aperfeiçoado durante a gestão de Marcelo Eduardo Bueno (1998 – 1999), que conseguiu informatizar as consultas ao crédito agora em âmbito nacional.

Para atender aos anseios dos associados, sempre se renovando, a sede da ACISP passou por reformas e melhorias, e, em agosto de 2003 inaugurou seu espaço cultural e de eventos durante a gestão de Artur David Pedro Moreira, que presidiu a Associação de 2000 a 2006, espaço que permanece até hoje.

 

Atualmente a ACISP é presidida pelo empresário do setor imobiliário Flávio Eduardo Vieira de Barros Castelar, que, após a experiência como vice-presidente, assumiu a presidência em 2006, permanecendo até 2011. Foi intercalado pelo empresário Vagner Firmino Ribeiro, que presidiu a ACISP entre 2012 e 2013, quando Flávio Castelar voltou para assumir em 2014, e encontra-se até o momento.  

 

Após 37 anos de batalhas, a ACISP presta um atendimento de qualidade no que diz respeito às consultas, realiza campanhas promocionais, eventos culturais, mantém parcerias e convênios nas áreas médicas, odontológicas, profissionalizantes e culturais, garantindo os melhores serviços e vantagens aos associados, comerciantes e consumidores de São Pedro (SP).

 

Durante todos esses 37 anos, a ACISP sempre procurou trabalhar em harmonia e com parcerias, contando sempre com o apoio de entidades públicas e privadas, e também apoiando estas entidades, como a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, SEBRAE, SENAI, SINCOMÉRCIO, Rotary Club, Casa dos Velhinhos, Legião Mirim, Loja Maçônica, APAE, entre outras, sempre buscando a desenvolver parcerias para benefício da cidade e de seus sócios.

 

"Nossa Associação hoje está madura e colhendo os frutos de administrações integradas e que sempre buscaram a continuidade nas ações e diretrizes. Estamos onde estamos por conta do trabalho e dedicação de cada um dos nossos funcionários, ex-diretores, ex-presidentes e parceiros que colocaram seu tempo e ideias para a construção de uma Associação forte e representativa, e que hoje está sempre presente, colaborando com o desenvolvimento social e econômico do nosso município e da região. Parabéns a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história da ACISP e aos nossos sócios que compõem esta vitoriosa associação", elogiou o atual Presidente da ACISP, Flávio Castelar.

 

Curiosidades

 

Você sabia que tiveram duas tentativas anteriores de se fundar a ACISP? A primeira foi em 1965, quando da primeira feira do bordado da cidade. Guglielmo Tonon, Alberto Mauro Contador, Romeu Mauro e Kamar Haddad planejaram fundar uma Associação Comercial em São Pedro, mas por uma série de motivos sua concretização não aconteceu. 

 

Passados nove anos, em 1974, a segunda tentativa teve à frente Kamar Haddad, contando com a colaboração do mesmo Guglielmo Tonon, Odila Vaio, José Matarazzo, Ermelinda Baltieri Assine, Pedro Bertochi, Fioravante Baltieri e Clarice Zezza Matarazzo. O grupo se reuniu na sede da ADRS (Associação Desportiva e Recreativa São-pedrense), com um grupo de aproximadamente 100 pessoas, sendo assessorados pela ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Foi escolhido como presidente o senhor Kamar Haddad, porém, por falta de apoio dos comerciantes e dos demais órgãos dos quais dependia a entidade, a causa não teve continuidade, vingando apenas em 1977, três anos depois, como exposto acima.

 

Cápsula do tempo

 

Você sabia que embaixo da ACISP existe uma Cápsula do Tempo? Antes que a nova sede começasse a ser construída, em 1984, a então prefeita da cidade, Antonieta Antonelli, e várias autoridades da cidade depositaram dentro de uma caixa de cimento feita dentro da terra objetos como jornais do dia, notas de dinheiro da época, e tudo o mais que registrasse aquela data importante. Passaram-se agora 30 anos. Resta saber onde está essa caixa no subsolo da ACISP e recuperar esses objetos históricos, para, quem sabe, depositar outros para daqui mais 30 anos, em 2044.