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Depois de quitar débito, maioria dos consumidores não pretende fazer novas compras ou financiamentos

Depois de quitar débito, maioria dos consumidores não pretende fazer novas compras ou financiamentos

Data da Publicação: 16/08/2019 - 10:45
56% dos consumidores com restrição, ou seja, inadimplentes, não pretendem fazer novas compras/financiamentos, mesmo depois de conseguir quitar suas dívidas. Outros 18%, por sua vez, pretendem sim ir às compras. Destes, 18% têm planos de adquirir um automóvel, 15% material de construção e 14% a casa própria. Os dados são da Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente da Boa Vista, feita no 1º semestre de 2019, com cerca de mil respondentes, em todo o território nacional. De acordo com a pesquisa, 18% dos consumidores inadimplentes alegam não ter outras dívidas além das que geraram a restrição. Por outro lado, 59% (contra 58% do 1ºSem18) irão comprometer o orçamento dos próximos 12 meses. O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada, segundo os consumidores entrevistados pela Boa Vista, para financiar uma compra, com 52% das menções. Em seguida o carnê e boleto (11%). Outros 20% alegam não comprar mais a prazo para não correr riscos de se endividar. Os pagamentos de contas diversas (23%) e de empréstimos pessoais (16%) são os que mais comprometem o orçamento dos consumidores. 34% das contas diversas que não foram pagas referem-se às despesas com educação. 25%, a taxas e tarifas (IPTU, IPVA etc). O gráfico abaixo ilustra esses números, bem como os demais serviços e produtos apontados como os que mais comprometem a renda e e cujo não pagamento gera a restrição. 89% das contas vencidas e que causaram a restrição estão em atraso há mais de 90 dias. No 1º semestre de 2018 eram 86%. 9% estão vencidas entre 30 a 90 dias e 2% a menos de 30 dias. No mesmo período do ano passado esses percentuais eram de 11% e 3%, respectivamente. 39% dos consumidores possuem até duas contas vencidas. No 1º semestre de 2018 este percentual era de 50%. Ou seja, o volume de consumidores com mais de duas dívidas aumentou e representa atualmente 61% do total de inadimplentes. 27% dos consumidores contam que ficaram inadimplentes porque compraram bens ou contrataram serviços cujo pagamento estava atrelado ao boleto bancário, sendo que 29% dos casos referem-se às contas de telefone; 23% às contas de concessionárias (água, luz, gás); 22% às despesas com educação; 18% a taxas e tarifas diversas (IPTU, IPVA, condomínio) e 8% despesas médicas. O cartão de crédito aparece como o segundo meio de pagamento (24%) na lista dos que foram usados para comprar o bem ou o serviço que levaram à restrição, seguido do cartão de loja (13%), carnê (12%), empréstimo pessoal (11%), cheque especial (8%) e cheque pré-datado (5%). Metodologia Cerca de mil pessoas, em todo o Brasil, responderam à pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente realizada por meio de questionário eletrônico, ao longo do 1º semestre de 2019, pela Boa Vista. Seus objetivos: identificar as reais condições do consumidor em honrar com seus compromissos financeiros; medir o nível de endividamento e o comprometimento da renda com o pagamento das contas. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança. Fonte: Boa Vista SCPC