ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

Crediário

Data da Publicação: 18/02/2009 - 21:00
Mais do que uma ferramenta de relacionamento ou um controle, o cadastro de clientes – se bem feito – pode ser uma importante ajuda no aumento das vendas. Especialistas apontam que o bom cadastro tem que ter três pontos básicos: identificação do cliente com nome, telefone fixo e celular, endereço, RG, CPF e data de nascimento; perfil e potencial do cliente e histórico de compras, com data e valor do que ele compra.

Esses dados permitem conhecer quem é o seu cliente, além de garantir oportunidades de ações específicas para cada um. Isso permite dois pontos positivos: atendimento personalizado com promoções exclusivas (como para o aniversário do cliente, por exemplo) e, oferecimento de produtos e serviços novos.

Vale lembrar: o cadastro bem organizado não garante vendas, mas é um importante apoio para que elas aconteçam.

Pergunta freqüente entre lojistas é como identificar as necessidades do cliente. Para isso, é necessário que seja feita uma avaliação da satisfação e das futuras perspectivas de compras do cliente. Método eficaz de avaliação são as ações de pós venda, que podem ser feitas por carta, telefone, ou pessoalmente.

Se o número de clientes atendidos pela empresa for grande, a pesquisa pode ser feita por amostragem, ou seja, por um percentual do total de clientes atendidos por mês (exemplo: para um grupo de 100 clientes, consultar 10 deles).(Fonte: Informativo ACIRC)