Consumidores pretendem gastar em média R$ 564 com todas as compras de Natal e Fim de Ano, segundo pesquisa da Boa Vista
Data da Publicação: 17/12/2019 - 16:10
83% dos consumidores afirmam que irão presentear ao menos uma pessoa neste Natal, de acordo com a pesquisa
Em pesquisa feita com 1.300 consumidores, em todo o Brasil, a Boa Vista constatou que o valor médio total pretendido gastar com todas as compras para as festas de Natal e Fim de Ano, incluindo despesas com viagens e alimentação, é de R$ 564,95. Em 2018 o valor médio foi de R$ 482,54. O levantamento também apontou que para 61% dos consumidores entrevistados, o valor gasto não deve comprometer mais que 25% da renda familiar.
83% dos consumidores irão presentear alguém no Natal, sendo que 70% pretendem presentear três ou mais pessoas. 67% pretendem gastar menos dinheiro em relação ao ano anterior (72% tinham esta intenção em 2018). Em relação ao número de presentes, 63% pretendem comprar menos presentes este ano em relação a 2018, uma queda de 5 p.p em relação ao ano passado.
Entre os 17% que não irão comprar presentes, 26% apontaram o endividamento como principal causa (contra 32% em 2018), enquanto para 25% o motivo será o desemprego (21% no ano passado). Ouros motivos apontados: contenção de despesas (15%), o fato de não comemorar a data (15%), priorizará outras contas (10%), aumentos dos preços (6%) e redução da renda (3%).
51% dos consumidores não querem gastar mais do que R$ 500 considerando todas as compras que precisam fazer para Natal e Final de Ano. Destes, 27% pretendem gastar até R$ 300,00 e outros 24% entre R$ 301,00 a R$ 500,00.
Vai comprar onde?
A maior parte das compras será em lojas de shoppings (37%). Os demais consumidores irão se dividir entre as lojas de departamentos e centros comerciais (34%) e lojas de rua (29%).
Vai pagar como?
63% dos consumidores irão pagar à vista as compras de Natal e Final de Ano (contra 67% em 2018). O principal meio de pagamento será o cartão de débito com 38% das menções (eram 36% no ano passado). 34% usarão dinheiro em espécie (contra 45% em 2018).
Os outros 37% dos consumidores pagarão a maior parte de suas compras de forma parcelada (eram 33% em 2018), sendo o cartão de crédito o meio de pagamento a ser utilizado por 94% deles.
O ticket médio por pessoa (ou presente) não deverá ultrapassar o valor de R$ 59,76, um crescimento de 12% contra 1% registrado em 2018 (em comparação com 2017), quando o valor foi de R$ 53,37.
E a ceia de Natal?
54% informaram que a ceia de Natal deste ano terá a mesma fartura que a do ano anterior (em 2018 eram 50%), e para outros 27% que será menos farta (contra 33%). Os que disseram que a ceia estará mais farta representam 19%, frente aos 17% dos respondentes do ano passado.
Essas e outras informações da pesquisa estão resumidas em infográfico. Para ter acesso clique aqui.
Metodologia
A pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Ano Novo da Boa Vista tem como identificar os costumes de compras dos consumidores, suas preferências e formas de pagamento usadas para quitar uma compra. Com metodologia quantitativa, a pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2019, com 1.300 consumidores que acessam o site Consumidor Positivo da Boa Vista www.consumidorpositivo.com.br e que também responderam aos seus questionários eletrônicos. Para a leitura dos resultados considerar 3% de margem de erro e 95% de grau de confiança.
SOBRE A BOA VISTA
A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.
Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.
Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br
Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Boa Vista SCPC