Comércio Varejista: Programa segue com visita de consultores

Data da Publicação: 09/07/2009 - 21:00
O Programa Comércio Varejista do Sebrae-SP, lançado no mês de abril com apoio da Acisp, Sindicato do Comércio, Fecomércio e Prefeitura Municipal, vem se desenvolvendo na cidade. Com o objetivo de melhorar os pontos-de-venda das micro e pequenas empresas, a iniciativa oferece consultorias gratuitas, e já visitou 14 empresas do comércio de São Pedro. Ao todo, 45 estabelecimentos participam do programa e receberão a visita dos consultores.

“Durante as visitas são avaliados 20 itens de cada empresa, entre eles vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, provadores (em lojas de roupas), limpeza, climatização, entre outros”, explica o consultor Wagner Campos.

A participação do comércio são-pedrense bem como a receptividade dos empresários ao programa também são destacados pelo consultor. “A cidade apresenta uma participação muito boa, que pode ser percebida pela variedade de segmentos comerciais que aderiram e pelo interesse que os proprietários tem demonstrado em acatar e utilizar as sugestões”, diz.

Um dos principais aspectos do programa é apontado pelo empresário Marcos Aurélio de Losso, que recebeu a visita de Wagner na última terça-feira, 07. “É importante ter uma pessoa de fora analisando o comércio, pois acredito que consegue ver coisas que nós, por estarmos envolvidos no dia-a-dia das atividades não percebemos. E a iniciativa de trazer o programa para São Pedro é excelente”, ressaltou.

A expectativa, para o empresário José Aparecido Leonel, que também já recebeu a primeira consultoria, é de que o programa ajude a nortear idéias e ações. “Acho interessante ter a opinião de um profissional no ramo, que vai funcionar como um olho clínico, confirmando idéias que já tenho e que podem ser boas, ou corrigindo possíveis falhas”, relata.

O empresário Márcio Torel Pires está animado com o projeto. “Recebi a visita do consultor e acho que será muito positivo. É uma ótima iniciativa que será de grande valia àqueles que seguirem até o final do programa e fizerem as alterações propostas”, avalia.

Após as visitas, cada participante receberá o diagnóstico individual com a avaliação do estabelecimento. “Faremos um relatório indicando sugestões para que o empresário possa melhorar o visual de seu negócio. E muitos estão ansiosos para receber este material, o que é positivo, pois demonstra o interesse em melhorar”, afirma o consultor.

A previsão é de que esta primeira etapa do programa, na área de Visual Merchandising, termine no mês de agosto, partindo à fase seguinte, que tratará do relacionamento com o cliente, ferramentas de controle e Tecnologia da Informação.