“Comércio Varejista”
Data da Publicação: 29/10/2009 - 22:00
O Programa Comércio Varejista do Sebrae-SP, que em São Pedro envolve 45 empresas, com o objetivo de melhorar e fortalecer o setor, segue com a segunda fase, na área de relacionamento com o cliente. Sob a orientação do consultor Wagner Campos, os empresários estão aplicando as mudanças apontadas e já sentem os resultados.O programa é uma iniciativa do Sebrae com suporte do Senac, em parceria com a Acisp, e apoio do Sindicato do Comércio, Fecomércio e Prefeitura Municipal. Em São Pedro as atividades foram iniciadas no mês de abril com as visitas do consultor a cada um dos pontos-de-venda participantes.
As observações e considerações sobre Visual Merchandising fazem parte do relatório que foi entregue aos empresários, juntamente com sugestões de melhorias para atrair novos clientes e possibilitar o aumento das vendas e do faturamento.
O trabalho vem rendendo frutos positivos, conforme destaca o consultor. “Após a devolutiva muitos empresários estão aplicando as mudanças na parte visual e já notaram o retorno dos clientes, com resultados imediatos, como o aumento do fluxo e das vendas, além dos elogios recebidos. E nesta segunda fase vou orientá-los a desenvolver ações específicas com os clientes, com o objetivo de fazer a diferença na concorrência, agregando valor através do relacionamento”, explica Wagner.
Confirmando o relato do consultor, a empresária Carla Pallú destaca que as mudanças trouxeram bons resultados para sua loja. “As sugestões apresentadas foram ótimas, bem práticas e trouxeram grandes mudanças. A loja ficou mais espaçosa e os clientes mais satisfeitos porque a organização dos produtos mudou, o que facilitou a visualização das peças. Muitos clientes notaram a diferença de imediato. Estou gostando muito do programa, pois a assessoria é individual, onde o consultor pode avaliar a loja, os clientes, enfim, as necessidades de cada estabelecimento”, afirmou.
As sugestões estão sendo bem vindas também para a empresária Milene Bueno. “Algumas mudanças já foram feitas e continuamos trabalhando para mudar o sistema operacional da loja e implantar melhorias na exposição dos produtos”, disse.
Ainda segundo o consultor, o programa está promovendo melhorias no comércio de maneira geral. “Para algumas empresas não é fácil implantar mudanças, mas mesmo aquelas sutis já rendem bons resultados. Os proprietários estão sendo orientados e, aos poucos, vão aplicando as ações e percebendo os resultados. Pude notar que muitas lojas que não estão participando do programa, perceberam a mudança no visual de algumas lojas e mudaram também, e isso é muito positivo para a cidade”, revelou.
A fase final do programa está prevista para ser concluída em fevereiro de 2010 e abordará controles e tecnologia da informação.