Compras de final de ano

Data da Publicação: 27/11/2011 - 22:00

Segurança no comércio é tema de reunião na ACISP

Com a finalidade de garantir a segurança de moradores e turistas durante as compras neste final de ano, o presidente da ACISP, Flávio Castelar, se reuniu, na última segunda-feira, 28, com o Sargento da Polícia Militar, Francisco Marcos Fracassi, representando o Capitão Marcelo Ament Caron, e ainda com o Secretário de Segurança do município, Carlos Augusto D’Amico e com Guarda Civil Reginaldo Soares.

Como acontece todos os anos, a reunião visou traçar estratégias para a chamada operação Papai Noel, um reforço no policiamento e nas rondas da cidade como um todo e ainda nas áreas comerciais, atendendo a população, inclusive durante o horário especial do comércio no mês de dezembro, conforme convenção realizada pelo Sindicato do Comércio.

“O movimento intenso no comércio motivado pelas compras de Natal e Ano Novo e ainda pelas férias escolares é alvo de furtos, assaltos, golpes e fraudes. Para evitar inconveniências para lojistas e consumidores, assegurando o comércio local, além do policiamento intensivo, a ACISP alerta a população são-pedrense a estar atenta ao efetuar compras e vendas neste fim de ano”, destaca o presidente da ACISP, Flávio Castelar.

Uma das fraudes mais freqüentes no comércio nesta época é a clonagem de cheques. Classificado pelo Banco Central como devolvido pelo motivo “35” (cheque fraudado), o recebimento deste tipo de cheque pode ser evitado por lojistas e vendedores, exigindo do comprador a apresentação do CPF e do cartão bancário, conferindo dados e assinaturas ao receberem cheques.

Para os consumidores, uma das dicas é desconfiar de estranhos com conversa envolvente que tentem aproximação. Não aceitar convites de desconhecidos casuais que venham a encontrar na rua, e não se deixar levar pela conversa de pessoas que o abordem para propor "negócios da China", são formas de banir a ação de vigaristas.

A atenção deve ser redobrada com bolsas e carteiras, além dos objetos comprados, que devem estar sempre junto ao comprador, evitando ficar com os dois braços ocupados, o que facilita a ação de ladrões. As mulheres devem carregar as bolsas firmemente entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre o fecho.

Cuidados como não ir às compras sozinho também devem ser observados pelos consumidores, levar uma companhia é sempre mais seguro. Na hora do pagamento, a preferência deve ser pelo uso do cheque ou cartão, evitando andar com grandes quantias em dinheiro.

De acordo com Flávio Castelar, os lojistas devem comunicar tanto a Polícia, quanto a Associação Comercial ao detectar a ocorrência de algum tipo de golpe no comércio. “Quando somos informados sobre ocorrências de cheques clonados ou algum outro tipo de golpe, podemos orientar outros associados que utilizem nosso serviço de consulta, pois a informação é uma das maiores armas contra o crime”, alerta.

Ao sair às compras, os consumidores devem separar pequenas quantias para despesas com alimentação, cigarro, ou condução, evitando mostrar dinheiro em público. Para fugir da aglomeração, uma opção é antecipar as compras ou fazê-las em horários de menor movimento na loja.

Horário Especial Comércio

O comércio de São Pedro vai iniciar o horário especial de final de ano no dia 6 de dezembro, estendendo o funcionamento até às 22 horas, conforme acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e o Sindicato dos Comerciários, em convenção realizada pelas entidades.

O horário especial segue até o dia 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas. Nos sábados, dias 10 e 17, o horário é das 9 às 18 horas, e nos domingos, dias 11 e 18 o comércio abre das 9 às 17 horas.

Na véspera de Natal, dia 24, as lojas devem funcionar das 9 às 18 horas. Já na véspera do Réveillon, dia 31, a permissão é de que o comércio funcione das 9 às 15 horas. Lembrando que tais horários são válidos para os lojistas que assinaram a autorização do sindicato.

SOS cheques e Documentos

Outra atividade divulgada pela ACISP é o SOS Cheques e Documentos Roubados: através da ligação gratuita do 0800 011 1522. O serviço tem abrangência nacional e providencia o alerta na rede, inibindo a ação de contraventores, funcionando 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.

Dicas para evitar cheques clonados

Verifique se não há rasuras na numeração do cheque e da conta bancária (a tonalidade a tinta deve ser sempre a mesma);

Confira se os dados que constam na parte superior do cheque (números da agência, da conta, e do cheque com dígito, banco, e outros) são os mesmos do código de barras da parte inferior.

Atenção quando o cliente cruzar o cheque ou assiná-lo sobre o código de barras, ele pode estar tentando encobrir dados adulterados;

Ao desconfiar de adulteração, faça uma dobra sobre o local da suposta adulteração. Se houver quebras na impressão, há forte indício do cheque ser falsificado;

Verifique se a data e o valor por extenso estão corretos. Não aceite cheques previamente preenchidos e assinados. Em caso de dúvida, carimbe o verso e peça ao cliente para assiná-lo novamente, comparando as assinaturas;

Fique atento caso o cliente não anote o valor da compra no canhoto;

Mesmo que a compra seja de pequeno valor, solicite referências;

Se o cheque estiver amarelado, desconfie. Ele pode ser de conta inativa ou encerrada;

Um diálogo na hora da concessão do crédito pode prejudicar a conferência dos documentos. Recomenda-se o máximo de atenção;

Se tiver contato com o veículo do cliente, anote a placa, pois com os dados da mesma é possível fazer a consulta UseAuto, que identificará a propriedade do veículo.