ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

Comércio aquecido em função da Páscoa

Data da Publicação: 27/03/2015 - 09:27

Apesar da crise econômica que se aproxima, e da alta nos preços, o ramo alimentício sente o aquecimento nas vendas em razão da Páscoa. O movimento nos comércios deste setor em São Pedro começou há cerca de uma semana e deve seguir se intensificando até o sábado, dia 04, véspera da Páscoa, quando o ramo comemora o pico de vendas do período.

A Páscoa 2015 deverá manter o mesmo patamar de vendas registrado no ano passado, de acordo com a Pesquisa de Páscoa, realizada pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). No levantamento, 55,8% dos entrevistados acreditam que as vendas ficarão no mesmo nível de 2014, não apresentando aumento. Uma parcela de 26,9% dos supermercadistas está mais otimista, e acredita que as vendas da Páscoa 2015 serão superiores às do ano anterior. 

O presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda, afirmou que, "apesar de as vendas dos supermercados como um todo ainda estarem positivas, a percepção de um ano difícil com crescimento nulo e inflação alta, aliada aos juros mais altos e corte de despesas do governo, acaba afetando as expectativas do setor. Mas ainda assim, trabalhamos com a perspectiva de crescimento nas vendas do ano", declarou.

Segundo dados da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) a cidade conta com mais de 500 estabelecimentos comerciais associados à entidade. Destes, 38 são do setor de padarias, mercearias, supermercados e açougues, o mais beneficiado na Páscoa.

Os números evidenciam que os moradores de São Pedro encontram a variedade que precisam dentro dos limites do município. Os ovos de Páscoa são bons exemplos: Em um único mercado da cidade é possível encontrar até 5 marcas e mais de 40 tipos de ovos de chocolate.

A variedade vai do chocolate tradicional ao leite aos ovos recheados, com toques de requinte, como bombons de licores, trufas, chocolates com altas porcentagens de cacau, dietéticos, sem contar a infinidade de opções destinadas ao público infantil, que ocupa a grande maioria do espaço destinado aos Ovos de Páscoa nos supermercados.

Entre as opções deste ano estão os ovos com brindes como bonecas, carrinhos, super-heróis, surpresas de montar, pelúcias, bolsinhas, maletas, pingentes, copos, cordas, porta-adesivos, canecas de personagens de filmes e desenhos animados, até caixinhas de som e marcador de passos, além dos ovos de times de futebol. Tudo para atrair as crianças.

Tanta variedade torna o comércio de São Pedro atrativo tanto para os são-pedrenses quanto para moradores de cidades vizinhas. “Do total das vendas de produtos pascais, uma média 30% é adquirida por moradores de cidades como Charqueada, Santa Maria da Serra e Águas de São Pedro”, aponta a gerente de loja de um dos supermercados da cidade, Karina Duarte.

 

Atividade no Comércio

Para animar o comércio da cidade, prestigiando os consumidores locais nos dias que antecedem a Páscoa, o Coelho da Acisp irá passear pelas principais ruas do comércio de São Pedro distribuindo ovinhos de chocolate para as crianças nos dias 30 e 31 de março, 01, 02, e 04 de abril.

 

Números 

A pesquisa nacional também destaca que quase todos os produtos relacionados à Páscoa analisados pela ABRAS tiveram aumento de encomenda pelos supermercados junto aos fornecedores em relação a 2014, refrigerante é o produto com maior crescimento (8,4%), seguido de cerveja (7,5%) e azeite (7,0%). A Colomba Pascal foi o único produto relacionado à data que registrou queda nas encomendas, -2,9%.

Na comparação com a Páscoa de 2014, todos os produtos analisados também apresentaram aumento de preço, de acordo com os varejistas consultados. Os Ovos de Páscoa em geral apresentam a maior alta (10,9%), seguidos por Ovos de Páscoa de até 150 gramas (10,5%), Ovos de Páscoa até 500 gramas (9,5%), chocolates em geral (8,8%), como barra, tablete, etc.

Nos demais itens de Páscoa, os importados em geral foram os que apresentaram maior alta nos preços em relação a 2014, chegando a 10,9%, impulsionados principalmente pela alta do dólar. A cerveja registrou o segundo maior aumento (9,1%), seguido pelos vinhos importados (8,7%), refrigerantes (8,5%) e vinhos nacionais (8,0%). Já o bacalhau, tradicional prato da época, registrou 7,0% de aumento nos preços.