Boletos falsos - não caia neste golpe

Data da Publicação: 03/05/2011 - 21:00

A Associação Comercial e Industrial de São Pedro (ACISP) tem acompanhado a crescente prática da aplicação de golpes em empresas associadas ou não à instituição, conhecido como "golpe do boleto". Em tal ação, os golpistas, utilizam nomes parecidos com os das associações conhecidas e idôneas. Entre as falsas associações, que buscam ludibriar os recebedores dos boletos, estão a Associação Comercial do Estado de São Paulo e a Associação Comercial do Brasil. “O golpista aproveita a ansiedade do empresário em liquidar as dívidas, e muitos pagam sem saber do que se trata”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Pedro (Acisp), Flávio Castelar, informando que a entidade, na última segunda-feira, 02, tomou conhecimento de cobranças bancárias inexistentes e indevidas, encaminhadas ao comércio. “A idéia do golpista é aproveitar a confusão”, avisou.
 “Ao receber a cobrança bancária, independente de quem seja, procure o documento que determine a contratação do serviço ou compra de algum produto”, ensinou Castelar, acrescentando que as cobranças de impostos e parcelamento de instituições financeiras devem ser averiguadas constantemente. “É necessário que o comerciante esteja atento, organizado, e só pague aquilo que tem certeza”, comentou.

Caso o recebedor identifique a fraude, é aconselhável que ele procure um profissional da área jurídica, a fim de mover uma ação de responsabilização, bem como comunicar o fato às autoridades.Além da utilização do nome de entidades de classe, o "golpe do boleto" também vem sendo empregado para envio de multas, taxas e impostos.
A orientação da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) é de que não se deve pagar nenhum documento considerado duvidoso, de entidade desconhecida, e que, ao receber uma cobrança indevida, em caso de dúvida, o comerciante procure a Acisp.