Bancos investem em tecnologia a favor dos clientes

Data da Publicação: 08/07/2014 - 06:07

Uma pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destacou os bancos como os maiores compradores de tecnologia do país em 2013, com gastos de R$ 20,6 bilhões em TI no ano passado.

Com tantos recursos investidos, a expectativa é que os resultados apareçam diretamente nas agências bancárias, o que, segundo o presidente Executivo da Febraban, Murilo Portugal, já vem acontecendo.

O aumento do uso da internet banking e o acesso aos bancos via dispositivos móveis, foram destacados por ele como principais responsáveis pela mudança de comportamento dos consumidores, que estão frenquentando menos as agências bancárias, conforme destacou Portugal, durante a abertura do Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB Febraban) realizado em Junho passado.

Internet banking e móbile banking, segundo Portugal, já respondem por metade das transferências bancárias no Brasil, realidade para a qual o setor precisa estar preparado.

E, segundo gerentes bancários de São Pedro, está.  De acordo com Paulo Roberto de Brito Nantes, Gerente Geral de uma das agências do Banco Santander, em São Pedro, as soluções permitem que os clientes não necessitem ir à agência para determinadas demandas. “Hoje oferecemos várias soluções que facilitam a vida dos nossos clientes. Temos soluções segmentadas para atendê-los seja em sua conta Física ou Jurídica. Além da comodidade de transações fora da agência, temos a diminuição de riscos como assaltos, e outros”, diz.

O gerente destaca ainda as alternativas que seu Banco oferece. “Para pessoa física: internet banking via Santander móvel (táblet, celular, desktop) onde o cliente pode pagar suas contas, fazer transferências de recursos (TED, DOC), acesso a saldos, extratos, investimentos, recarga de celular, licenciamento de veículos, pagamento de tributo, consulta, pagamento e parcelamento de fatura de cartão de crédito, simulação de crédito imobiliário, financiamento de veículos e empréstimo pessoal, realizar aplicações e resgates de determinados investimentos além do acesso ao 0800-7023535 e aos canais físicos de auto atendimento (caixa eletrônico). Para pessoas jurídicas, além dos já citados acima, é possível fazer pagamento de funcionários através da folha de pagamento on-line, emissão de cobrança, antecipação de recebíveis  e acesso ao 0800-7262125”, aponta Paulo.

De acordo com o gerente geral do Banco Bradesco, agência São Pedro, Diogo Perez Bergara, a qualidade do atendimento aos clientes é um assunto de extrema importância para o Banco, e oferecer canais alternativos tem sido motivo de preocupação, fazendo com que se invista cada vez mais em novas tecnologias para atender sua demanda.

“Para tanto, oferecemos canais alternativos como internet banking, que permite realizar transações bancárias de qualquer computador com acesso a internet, com a comodidade de estar na sua casa ou trabalho e com horários estendidos, caixas eletrônicos espalhados por todo o território nacional para realização de saques, transferências, pagamentos, depósitos, extratos, TED e DOC, entre outros; débito automático, comodidade de colocar contas de consumo (água, luz, telefone, gás, revistas, jornais e empresas conveniadas) para débito em conta sem custos; Bradesco Expresso: correspondentes bancários que recebem contas de até R$1.000,00 em dinheiro ou debito cartão Bradesco, depósitos até R$500,00 e saques até R$800,00 com cartão Bradesco; e Bradesco celular: que permite fazer consulta de  saldos e extratos, recarga de celular, pagamentos e agendamentos, transferências, DOC TED, empréstimos e consulta cartões de crédito Bradesco”, elenca Bergara.

A gerente geral de uma das unidades do Banco do Brasil de São Pedro, Isabel Aparecida Segatto, também listou as facilidades tecnológicas que seu Banco oferece: “Serviço de atendimento ao consumidor (SAC), que possui pessoal treinado em cada área de consulta, terminais de auto atendimento (com mensagens auto explicativas) sendo que eventuais duvidas podem ser esclarecidas pelos funcionários do atendimento, correspondente bancário que se localiza na agência dos Correios local, aplicativo em dispositivos móveis (celular, tablet, nootebook),  internet através do site : www.bb.com.br (com canal específico para tirar duvidas de instalação ou produtos e serviços para Pessoa Física: 0800007290001 e Pessoa Jurídica 08007290500), e orientação nas agências quando de atendimento pessoal para a utilização dos canais alternativos”.

Com tantas opções, resta ao consumidor escolher o Banco que mais lhe agrada e usufruir as novidades tecnológicas a favor de seu tempo e dinheiro.