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Aumenta intenção do consumidor brasileiro de comprar a prazo em dezembro, segundo a ACSP

Aumenta intenção do consumidor brasileiro de comprar a prazo em dezembro, segundo a ACSP

Data da Publicação: 27/12/2018 - 11:27
A pesquisa mensal de confiança da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) identificou que a parcela de brasileiros pouco à vontade para comprar eletrodomésticos caiu de 56% em novembro para 52% em dezembro. Ao mesmo tempo, o universo de entrevistados à vontade para realizar aquisições desse tipo subiu de 19% para 22%. Segundo a ACSP, a melhora na intenção de compra desses produtos reflete o resultado de outro componente do Índice Nacional de Confiança (INC) da ACSP: a parcela de entrevistados seguros em seus empregos aumentou de 24% em novembro para 28% em dezembro. “Por serem compras feitas geralmente a prazo, o consumidor só vai fazê-las se sentir-se capaz de arcar com as prestações, se estiver confiante de que não será demitido”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O percentual de inseguros no emprego cai de 43% para 40% de um mês para outro. Para Burti, a melhora desses indicadores se deve a dois fatores. Um é de natureza econômica, que é o crescimento ― mesmo que fraco ― dos níveis de emprego, conforme os últimos índices oficiais, e de acordo com o próprio INC, que mostrou que em novembro cada entrevistado conhecia uma média de 4,95 pessoas demitidas nos últimos seis meses e em dezembro esse número caiu para 4,81. O outro fator é o político, é a esperança do consumidor em relação à nova administração do País. Tal como com os eletrodomésticos, a intenção de compra de bens de maior valor, como carro ou casa, melhorou. Se no mês passado 69% dos entrevistados diziam estar pouco à vontade para realizar uma aquisição do tipo, esse número caiu para 64% em dezembro. O INC foi feito em todas as regiões do País entre os dias 1º e 8 de dezembro. A margem de erro é de três pontos. “A confiança do brasileiro claramente está crescendo e a tendência é de que o consumo melhore em 2019, beneficiando o comércio consequentemente”, finaliza o presidente da ACSP. O levantamento foi feito pelo Instituto Ipsos a partir de 1.200 entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas em 72 municípios no Brasil inteiro, com amostra probabilística, com cota no último estágio de seleção e margem de erro de três pontos percentuais, representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014).