ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

ART’S TRAMA CELEBRA 20 ANOS E RELEMBRA INÍCIO NA ACISP

ART’S TRAMA CELEBRA 20 ANOS E RELEMBRA INÍCIO NA ACISP

Data da Publicação: 29/07/2025 - 15:03

Grupo nasceu a partir do Projeto Artesanato na Comunidade, que acontecia na ACISP, passando por capacitações e estudos sobre a história do artesanato em São Pedro

 

 

No último sábado, 26 de julho, a Art’s Trama (Associação de Artesãos de São Pedro) comemorou 20 anos de loja no Parque Maria Angélica Manfrinato, com festa aberta ao público, exposição e venda de produtos, música ao vivo e diversas atividades. Tudo para celebrar a evidência conquistada pelo grupo de artesãos, que teve início na ACISP, com o objetivo de fortalecer o Turismo e manter a tradição do bordado feito à mão.  

“A Art’s Trama surgiu dentro da Associação Comercial e Industrial de São Pedro (ACISP) com o apoio da turismóloga Cristina Prado Rodrigues e do Sebrae de Piracicaba. O grupo nasceu a partir do Projeto Artesanato na Comunidade, que acontecia na ACISP, passando por capacitações e estudos sobre a história do artesanato em São Pedro. Assim, a A Art’s Trama foi fundada em 2003 por um grupo de seis pessoas com o objetivo de fortalecer o Turismo por meio do artesanato”, relembra Mercedes Silva Amaral, sócia fundadora da Art’s Trama e diretora da ACISP.

Como parte das comemorações o grupo de artesãos recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal e a visita de autoridades.

Representando a ACISP, o presidente do Conselho Consultivo, Ernesto Braganholo, prestigiou o evento e fez questão de parabenizar a companheira de diretoria e fundadora da Art’s Trama, Mercedes.

 

Tradição

 

A Art’s Trama cresceu, se fortaleceu e há 20 anos conquistou o espaço no Parque Maria Angélica Manfrinato, onde expõe e vende os trabalhos manuais que produz, mantendo viva a tradição do bordado em ponto cruz de São Pedro, que nas décadas de 1970 e 1980, tornou a cidade de São Pedro conhecida como a “Capital Nacional do Bordado”. Apesar da concorrência da produção industrial, a tradição se manteve graças à dedicação das bordadeiras locais. Hoje, o bordado artesanal segue presente em São Pedro em espaços como a loja Art’s Trama, no Parque Maria Angélica Manfrinato.