Acisp participa do 11º Congresso da Facesp

Data da Publicação: 03/11/2010 - 22:00

Investindo na qualificação de seus serviços, a Acisp participou do 11º Congresso da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) realizado de 27 a 29 de outubro, em Águas de Lindóia, com a presença de sua gerente Márcia Mendes e da responsável pelo Serviço Central de Cobrança, Tatiane Karina dos Santos.

Organizado pela própria Federação - que congrega 420 associações comerciais – o evento aconteceu no Monte Real Resort, que na ocasião também sediou o 38º Seminário do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o 8º Encontro Estadual do Empreender e a 7ª Feira de Empreendedores Econômicos e Sociais.

O Congresso contou com a presença de mais de 1,2 mil pessoas, de oito nacionalidades como Paquistão e Colômbia, entre membros de associações comerciais, empreendedores, políticos, como o vice-presidente da FACESP e vice-governador eleito do estado de São Paulo, Guilherme Afifi, e do presidente da câmara municipal, Joel Raimundo de Souza, além de autoridades como o presidente da FACESP e da ACSP, Alencar Burti, do presidente da CACB, José Cairolli e do presidente da ACE de Águas de Lindoia, Radámes Henriques, que discursaram durante o encontro.

Entre os quesitos de relevância, foram abordados: "O Desafio da Geração de Empregos, Crédito como Instrumento de Desenvolvimento Sustentável, SCPC e Você - Ações Integradas: Excelência em Negócios, Fazer e Concluir, Procedimentos que comprometem a operação da Entidade e a relação com associados e consumidores, Informação e Capacitação - Fortalecendo nossa área comercial, Saber e Concorrer - Técnicas utilizadas pela concorrência, Comparar e Valorizar - Ressaltar nosso diferencial, MEI: mais de 3 milhões de potenciais associados e consumidores, Tendências da Maioria: Como conquistar um mercado de R$ 834 bilhões”, além de assuntos como associativismo, exportações, novos serviços e produtos para as associações comerciais e casos de sucesso.

O tema do congresso deste ano – Excelência & Integração – foi efetivamente debatido durante o painel mediado por Georges Habib França Nicolas.

A gerente da Acisp, Márcia Mendes, destaca que a importância da participação freqüente em encontros e congressos está nas informações apresentadas em palestras e painéis, e também na troca de experiências entre membros e funcionários das Associações Comerciais de todo o país, que enriquecem tais eventos.

Números

O secretário especial do Microempreendedor Individual da Prefeitura de São Paulo, Natanael Miranda dos Anjos, afirmou que as Associações Comerciais do estado precisam atrair os Microempreendedores Individuais (MEIs), que hoje, em São Paulo, são 1,78 milhão de pessoas. Destes, apenas 12% estão associados a uma Associação Comercial.

Natanael disse ainda que atualmente em São Paulo, há 3,4 milhões de trabalhadores informais e que a meta do governo do estado é formalizar pelo menos 10% ao ano.