Acisp participa do 10º Congresso da Facesp

Data da Publicação: 21/10/2009 - 22:00
Investindo na qualificação de seus serviços, a Acisp participou do 10º Congresso da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) realizado de 14 e 16 de outubro, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, com a presença de seu presidente, Flávio Castelar, da gerente Márcia Mendes da Cruz e das funcionárias, Fernanda Cristina Borges, responsável pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), e Vanessa Nunes, atendente.

Organizado pela própria Federação - que congrega 420 associações comerciais – o evento aconteceu no Hotel Jequitimar, que na ocasião também sediou o 38º Seminário do SCPC, o 7º Encontro Estadual do Empreender e a 6ª Feira de Empreendedores Econômicos e Sociais.

O Congresso contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas, entre membros de associações comerciais, empreendedores, políticos, como o governador José Serra, e autoridades, como o presidente eleito da CACB José Paulo Dornelles Cairoli, e Alencar Burti, presidente da Facesp e da ACSP (Associação Comercial da São Paulo), que discursaram durante o encontro.

Entre os quesitos de relevância, foram abordados: "Cenário Econômico e Perspectivas para o Brasil Pós-crise"; "Ação da Mulher no Contexto Político, Empresarial e Social"; "Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios" e "Brasil 2010 – Valores e Expectativas para o Futuro". O cooperativismo também integrou a pauta do evento, com painéis sobre as cooperativas de crédito empresariais e regionais já existentes, no modelo FACESP no Estado de São Paulo, além de assuntos como exportações, linhas de crédito, novos serviços e produtos para as associações comerciais.

O tema do congresso deste ano – o Valor do Futuro – foi efetivamente debatido durante o último painel do evento, intitulado Brasil 2010 - Valores e Expectativas para o Futuro, mediado pelo jornalista Fernando Mitre. Um dos grandes desafios que o País terá pela frente no próximo ano é a realização das reformas fiscal, tributária, previdenciária e trabalhista.

Além das informações apresentadas em debates e palestras, o presidente da Acisp, Flávio Castelar, destaca que a importância da participação freqüente em encontros e congressos, está na troca de experiências. “Nestas oportunidades é que podemos obter novos conhecimentos e dividir experiências com outras associações comerciais, e com isto, melhorar nosso desempenho com novas idéias e ações para beneficiar nossos sócios”, concluiu.

Perspectivas

Uma pesquisa realizada com os participantes do Congresso e divulgada pela Facesp revelou que empresários dos três segmentos da economia brasileira estão otimistas com as perspectivas das vendas para o final de 2010. Embora 40% deles tenham apontado que as vendas ainda estão abaixo da verificada em 2008, para 63% deles, o último trimestre do ano será o melhor.

Para 80% dos pesquisados, os resultados de 2010 serão superiores aos de 2009. Mais de 50% dos empresários pesquisados já contrataram funcionários para o fim de ano. Para 60% dos entrevistados, o crédito já retornou aos níveis pré-crise, o que ajuda a explicar o otimismo com o final de 2009 e o próximo ano.