ACISP divulga palestras gratuitas para o mês de maio

Data da Publicação: 18/04/2012 - 21:00
Com o objetivo de proporcionar capacitação e qualificação ao comércio de São Pedro, a ACISP disponibiliza aos empresários, estudantes e profissionais da cidade palestras e cursos gratuitos, com temas diversificados, muitas delas, fruto da parceria que entidade mantém com o Sebrae.

Desde o início do ano, mais de 150 pessoas estiveram presentes às palestras. De acordo com a programação da ACISP, só no mês de maio, a entidade promoverá cinco encontros, em sua própria sede, todos com inscrições gratuitas.

O primeiro deles acontece no dia 10, das 19 às 21 horas, com a “Palestra do Empreendedor Individual”, que vai fornecer orientações sobre as vantagens e benefícios oferecidos pela Lei aos pequenos empreendedores que buscarem a formalização tais como: cobertura previdenciária, tipos de aposentadoria possíveis e tempo de contribuição, tratamento tributário diferenciado.

Na sequência, outra palestra, no dia 15, das 19 às 21 horas, com o tema “Como Evitar Reclamações Trabalhistas e Contratos de Trabalho”, vai abordar as questões legais e jurisprudenciais sobre contratos com e sem vínculo empregatício a partir dos elementos caracterizadores da relação de emprego. O participante vai a identificar situações em que é preciso registrar o empregado e as hipóteses em que se admite a terceirização de trabalhador autônomo ou de pessoa jurídica, evitando-se, consequentemente, prejuízos de passivos trabalhistas.

Já no dia 17, às 19h30, a ACISP, traz uma palestra inédita na cidade “Como atingir seus objetivos através do coaching”, um processo para se desenvolver a atuação na vida pessoal e profissional com desempenho que corresponda ao potencial de suas habilidades.

A lucratividade – um tema de grande interesse para os empresários de todos os ramos – será enfocada em palestra no dia 22, das 19 às 21 horas, destacando a importância do lucro para a adoção de comportamentos empreendedores e inovadores que possam garantir a competitividade e sobrevivência da empresa no mercado, além da capacidade para verificar quando os resultados da empresa são suficientes ou não para a manutenção do negócio e para avaliar se a partir do resultado já é possível crescer. Além disso, os participantes conhecerão ferramentas geradoras de informação de lucro e mudanças necessárias que garantam a lucratividade do empreendimento.

Fechando o ciclo do mês de maio, no dia 31, das 19 às 21 horas, haverá a palestra “Lidando com a Inadimplência”, que trará informações sobre formas de evitar o problema e identificar as principais complicações geradas a partir da falta de controle sobre as contas da empresa, além de capacitação para entender a importância de adotar medidas preventivas no combate à inadimplência, e orientação sobre como um planejamento adequado pode manter o equilíbrio do negócio em tempos de crise diante da queda nas vendas e lucratividade. Procedimentos de cobrança mais eficientes e recuperação dos créditos comprometidos também serão abordados.

Inscrições para todas as palestras podem ser feitas pelo telefone: (19) 3481-1704.