ACISP - Associação Comercial e Industrial de São Pedro

Ao navegar neste site você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados.

ACISP anima e colore São Pedro para o Dia das Crianças

Data da Publicação: 05/10/2014 - 22:47

O Dia das Crianças é tido pelo comércio como o último termômetro de vendas antes do Natal, e pesquisas indicam que o setor varejista espera para essa data em 2014 um aumento de 5% a 6% em relação ao ano de 2013. Esta é a terceira data mais importante para o comércio, vindo depois do próprio Natal e do Dia das Mães.

 

Em virtude desse movimento esperado, a ACISP (Associação Comercial de São Pedro) está agitando o comércio de São Pedro (SP). Os comerciantes da cidade distribuirão 5 mil balões coloridos para as crianças que estiverem fazendo compras. E entre os dias 7 e 11 de outubro (de terça a sábado), das 10h às 17h, personagens infantis estarão pelas ruas distribuindo balas e pirulitos, para lembrar o Dia das Crianças que cai no Domingo (12) em 2014.

 

Os brinquedos ainda dominam os presentes, apesar de agora serem seguidos também por celulares, smartphones, tablets, videogames, roupas e calçados. O mercado de brinquedos no Brasil é um dos mais aquecidos do mundo, com um aumento de vendas em média de 15% a cada ano, superando o crescimento de países desenvolvidos como França, Espanha e Inglaterra. Pesquisas apontam que os pais (69%) e os avós (23%) são os que mais presenteiam, e a maioria das crianças (53%) escolhe o próprio presente.

 

Ainda se falando de brinquedos e presentes, os tradicionais são os mais comprados. E dentre esses, o destaque fica para os brinquedos licenciados como bonecos de ação, eletrônicos e de pelúcia, de marcas como Turma da Mônica, Galinha Pintadinha, Disney, personagens de filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos.

 

O Brasil possui uma população infanto-juvenil enorme. Segundo o IBGE são mais de 50 milhões de crianças com idade entre 0 e 14 anos, o que torna o mercado um dos mais cobiçados pela indústria, e que aposta boa parte dos seus investimentos em novos produtos e publicidade para atingir esse publico. Vale ressaltar que hoje as crianças têm um papel importante na hora de decidir a compra de diversos produtos, incluindo bens duráveis, viagens, carros, e até de um imóvel.

 

O Dia das Crianças

 

O Dia das Crianças no Brasil foi criado por um político: o deputado federal Galdino do Valle Filho, que teve a ideia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os demais deputados aprovaram a iniciativa e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, pelo decreto nº 4.867 de 5 de novembro de 1924.

 

Mas foi somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu tão certo que desde então o Dia das Crianças é comemorado por todo o comércio!

 

Outros países também comemoram o Dia das Crianças, mas em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

 

 

Muitos países comemoram o Dia das Crianças também no dia 20 de novembro, pois a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece essa data como o Dia Universal das Crianças. Nessa data foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças, que estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.