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91% dos consumidores já tiveram crédito negado ao menos uma vez, diz pesquisa da Boa Vista

91% dos consumidores já tiveram crédito negado ao menos uma vez, diz pesquisa da Boa Vista

Data da Publicação: 09/03/2022 - 10:42

Levantamento também aponta os principais motivos pelos quais o consumidor acredita não ter obtido o acesso ao crédito solicitado

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, com cerca de três mil consumidores, em nível nacional, mostra que 91% dos entrevistados já tiveram crédito negado ao menos uma vez ao longo de toda a sua vida financeira. Segundo o estudo, as principais causas apontadas pelos consumidores entrevistados como um dos problemas ao tentar solicitar crédito no mercado são: possuir score de crédito baixo (43%), e ter restrições no nome, mencionada por 42% dos respondentes. Em seguida, não ter como comprovar renda (11%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%).  “Todas essas causas, de fato, podem dificultar a tomada de crédito por parte do consumidor, já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas, para realizar a análise e se decidir pela concessão”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista. A pesquisa também verificou a compreensão sobre o Cadastro Positivo por parte do consumidor. Em 2022, a Boa Vista constatou que 94% dos consumidores afirmam ter ciência do Cadastro Positivo, frente aos 78% registrados em 2021. Porém, entre as pessoas que dizem não conhecer o Cadastro Positivo, a maioria também não sabe como e onde consultar suas informações. O Cadastro Positivo é um banco de informações com registro do histórico de pagamentos em dia dos consumidores. Cerca de 44% dos consumidores entendem que o Cadastro Positivo deve fazer com que sejam reconhecidos pelas contas pagas e não somente por dívidas. O estudo também apontou que sete em cada dez, ou 71% dos consumidores que conhecem o próprio score, atribuem grande importância da nota na vida financeira. "Uma diminuição da taxa de juros médio e a inclusão de consumidores no mercado de crédito são impactos positivos para a economia do país, e só podem ser alcançados por meio da disponibilização de informações cada vez mais precisas para a concessão de crédito”, finaliza Flávio Calife. Consumidor Positivo Saber se as informações de pagamento já fazem parte do Cadastro Positivo, ter acesso ao score de crédito e aos débitos registrados no CPF é um direito do consumidor. Na Boa Vista é possível consultá-las de forma simples, rápida e segura, gratuitamente, no site www.consumidorpositivo.com.br. Recentemente a empresa adquiriu a Acordo Certo. Plataforma digital na qual é possível buscar renegociações de débitos, de graça, junto a empresas credoras parceiras. Para consultar o acesse: www.acordocerto.com.br. Metodologia As conclusões foram extraídas das pesquisas da Boa Vista que abordaram o tema Cadastro Positivo realizadas com consumidores em 2017, 2018, 2021 e 2022. Os estudos, com abrangência nacional, contemplam as opiniões de pouco mais de três mil consumidores. Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio. 

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo. 

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação. 

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance. 

  Fonte: Boa Vista SCPC