5 dicas de como transformar desafios em oportunidades
Em 2015, o mercado financeiro tem se mostrado mais desafiador para o empresário que enfrenta um cenário com a inflação prevista em torno de 8%, a retração do PIB em uma média de 0,83% e a baixa confiança da indústria e comércio.
A solução para este cenário é “tirar leite de pedra”, como afirma o dito popular, ou seja, buscar oportunidades em cada desafio, novas formas de lidar com a atual situação macroeconômica do país.
Uma “crise” deixa espaços para reinventarmos a atuação da empresa no mercado e a partir disso criar novas e lucrativas possibilidades. Veja 5 dicas de como descobrir oportunidades valiosas em meio às dificuldades:
• Atenção: é imprescindível estar atento às necessidades do seu consumidor, uma vez que ele também é afetado pelo cenário macroeconômico. Ou seja, estar próximo ao público-alvo te possibilita criar novas formas de atuação a fim de atender a necessidade do mesmo e fidelizá-lo;
• Crescer: quem disse que uma crise pede retração? Uma oportunidade vantajosa é adquirir empresas do mesmo segmento que estejam com dificuldades, mas lembre-se que para crescer por aquisição é necessário um planejamento estruturado;
• Razão: a tranquilidade e o foco são fatores-chave para transformar uma crise em oportunidade. É importante transparecer serenidade aos executivos da empresa para que todos sejam racionais nas decisões. Não podemos virar reféns da crise e devemos provar para o mercado a solidez da corporação;
• Ajustes: a cada nova real perspectiva de mercado, ajuste o planejamento estratégico ao novo cenário e assim será possível identificar novas chances;
• Caixa: com práticas de Governança Corporativa é possível manter um bom nível de caixa, o que se torna uma peça coringa em meio a uma crise.
Planejar e executar as ações corretamente é um forma assertiva de administrar uma empresa em qualquer momento. A adoção da Governança Corporativa busca lhe proporcionar o desenvolvimento estruturado, construção da confiabilidade e longevidade para a empresa, pois a prática do conceito corresponde aos processos, costumes, políticas internas e leis que são executadas para fazer a administração de uma organização.
Desta forma, seu negócio sempre estará preparado para enfrentar momentos de instabilidade do mercado e transformá-los em possibilidades de desenvolvimento.
O mercado nacional pede mais empresas estruturadas e preparadas para o crescimento e as exigências de um mundo globalizado.
*Alcides Rocha é presidente da Finance365, primeira plataforma brasileira de Governança Corporativa focada em PMEs