Notícias

07/08/2020

Presidente da ACISP fala sobre o comércio e vendas em época de pandemia

A perspectiva de vendas para o Dia dos Pais este ano, em razão da pandemia, não é das mais promissoras, na visão do presidente da Associação Comercial e Industrial de São Pedro – ACISP, Benedito Ernesto Braganholo. “Grande parte das atividades que oferecem os produtos que movimentam o comércio nesta data está fechada, alguns atendendo parcialmente. As lojas de roupas, calçados, e presentes são bons exemplos: fica difícil trabalhar no sistema de drive-thru, quando as pessoas precisam ver, tocar, e muitas vezes, experimentar os produtos antes da compra”, explica. “Comparada ao ano anterior, a atividade de restaurantes, lanchonetes e comércios de comida em geral, também acabam prejudicados na data, não havendo atendimento no local”.

De acordo com o presidente, o comércio – a atividade de compra e venda em si – está em constante mudança, o que tem exigido muita dedicação, sabedoria e flexibilidade dos empresários. “É tudo novo e diferente para todos, tanto para nós, empresários, quanto para os consumidores, estamos todos tentando nos adaptar, e grande parte dos comércios, sem dúvida, sai prejudicada, porque apesar dos esforços dos comerciantes, muitos acabam deixando de lado as compras consideradas não essenciais.

O cenário poderia mudar, na visão do presidente da ACISP, “se as cidades fossem independentes, e não atreladas às outras de sua região, como São Pedro está a Piracicaba.  Cada administrador deveria ser responsável por liberar as atividades comerciais de sua cidade, com cuidado e respeito à pandemia, e à realidade do seu município”, diz Ernesto, explicando ainda, os esforços da entidade que representa, na tentativa de manter o comércio funcionando. A ACISP, nós diretores, com o apoio do departamento jurídico, tentamos a todo custo, junto ao poder público a flexibilização e a abertura de todo comércio local, sem sucesso, já que a questão compete ao Ministério Público e ao Governo Estadual.

“Nesses meses de pandemia, a ACISP e o Sebrae vem trabalhando duramente em prol de todo o comércio de São Pedro, disponibilizando informações, lives, palestras e cursos on-line. A ACISP criou e disponibiliza em seu site uma cartilha prática com as principais ferramentas de vendas online (e formas de uso), para dar suporte para os empresários, e tentar amenizar a queda  nas vendas, assim como buscando parcerias, com descontos e benefícios com empresas, bancos, por exemplo, a fim de que o empresário possa contar com opções de crédito e financiamentos a baixo custo, entre outras vantagens”.

Temos trabalhado bastante, pensando, discutindo e colocando em prática novas ações para que o comércio não seja tão afetado, e possa sobreviver a esta crise. Uma delas é o desenvolvimento de um aplicativo específico para Associações Comerciais, para celulares Android e IOS, que será lançado em breve. Quando veio a pandemia, já estávamos estudando sua implantação em nossa associação, e, com o prolongamento da quarentena, agilizamos o processo, a fim de oferecer mais esta ferramenta, que será muito útil, tanto para as empresas associados, que terão informações como produtos e serviços que oferecem, endereço, telefone e redes sociais todas divulgadas em nosso aplicativo – quanto para os consumidores, que terão acesso a um guia comercial completíssimo na palma da mão, desde lojas, supermercados, passando por comércios e locais mais ligados ao turismo como restaurantes, hotéis e pousadas, pontos turísticos e históricos da cidade, além de serviços essenciais, telefones úteis. O aplicativo será usado ainda para notificar os usuários sobre promoções, sorteios e notícias da associação. Tudo isso estará disponível no App da ACISP, que vai abranger não apenas informações de São Pedro, mas também de Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Charqueada, que integram a nossa área de atuação.”

 

Voltar


Links Úteis