Notícias

23/11/2021

Indicador de Movimento do Comércio Indicador da Boa Vista registra queda de 0,8% em outubro

Na comparação interanual a queda foi um pouco mais nítida, de ano, de 3,1%

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, apontou retração de 0,8% entre os meses de outubro e setembro na comparação mensal dos dados dessazonalizados. A queda foi ainda maior na comparação interanual, de 3,1%, e o resultado acumulado no ano desacelerou de 0,9% até setembro para apenas 0,3%. Já em 12 meses acumulados o indicador marca agora queda de 0,9%, ante queda de 0,6% até o mês anterior.

O resultado veio em linha com as expectativas, dado que os fatores condicionantes do varejo seguem enfraquecidos. A confiança dos comerciantes até melhorou no período, mas isso se deveu a uma percepção mais otimista em relação ao futuro, para o presente, o sentimento só piorou. O consumidor, por sua vez, não está mais confiante hoje e está mais descrente de que o cenário irá mudar, para melhor, nos próximos meses. Juros e inflação também não cederam, a inflação no período, por sinal, veio acima da maior das expectativas do mercado, e o mês de outubro marcou o recebimento da última parcela do auxílio emergencial, algo que certamente poderá impactar nas vendas varejistas no final do ano.

O varejo inicia o 4º trimestre numa situação desconfortável e não há nada que sugira alguma melhora nos meses de novembro e dezembro. Se, com o auxílio do governo, a situação já era delicada, sem, mas com inflação e juros em alta, ela não tem como melhorar num curto espaço de tempo, a menos que o mercado de trabalho surpreenda positivamente, algo que não aconteceu até aqui. No mais, o programa Auxílio Brasil entrou em vigor, mas o valor do benefício ainda não é de R$ 400 como era pretendido pelo governo (na média, ele será de R$ 222), algo que depende ainda do avanço da PEC dos Precatórios.

Em resumo, não se pode esperar muito dos resultados que estão por vir até o final do ano. Talvez, nem mesmo, dos resultados de 2022.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.

Fonte: Boa Vista SCPC

Voltar


Links Úteis

Usamos cookies para gerenciar informações de contato e oferecer a você uma experiência mais segura. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso destas informações

Política de Privacidade      Aceitar